Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Passo a passo do Threads: o que é, onde baixar e como usar a nova rede social concorrente do Twitter

    Aplicativo da Meta, controladora do Facebook, pode representar uma séria ameaça para o Twitter, que tem enfrentado reações negativas desde que Elon Musk assumiu a plataforma em outubro de 2022

    Clare Duffyda CNN , em Nova York

    A Meta, empresa controladora do Facebook, lançou oficialmente na quarta-feira (5) seu concorrente do Twitter, Threads, após confirmar seus planos para o aplicativo há apenas três meses.

    O Threads já começou bem: o aplicativo recebeu 30 milhões de inscrições até a manhã da quinta-feira (6), segundo a empresa, incluindo um grande número de marcas, celebridades, jornalistas e muitas outras contas importantes.

    O clima no Threads na noite de quarta-feira parecia um pouco com o primeiro dia de aula, com os primeiros usuários correndo para experimentar o aplicativo e escrever suas primeiras postagens – e alguns questionando se o aplicativo poderia acabar sendo o “assassino do Twitter”.

    Na manhã de quinta-feira, o Threads era o principal aplicativo gratuito na App Store da Apple e um dos principais tópicos de tendências no Twitter.

    O Threads pode representar uma séria ameaça para o Twitter, que tem enfrentado reações negativas desde que Elon Musk assumiu a plataforma em outubro de 2022.

    Mas o Twitter se tornou particularmente vulnerável nos últimos dias, irritando os usuários com um limite temporário de quanto conteúdo os usuários podem visualizar por dia. E para a Meta, o Threads poderia expandir ainda mais seu império de aplicativos populares e fornecer uma nova plataforma para vender anúncios.

    CNN preparou abaixo um guia passo a passo com tudo o que precisa sobre o Threads.

    O que é Threads?

    Threads é um novo aplicativo da empresa controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp. A plataforma se parece muito com o Twitter, com um feed de postagens em grande parte baseadas em texto – embora os usuários também possam postar fotos e vídeos – onde as pessoas podem ter conversas em tempo real.

    A Meta disse que as mensagens postadas no Threads terão um limite de 500 caracteres. Semelhante ao Twitter, os usuários podem responder, repassar e citar postagens de tópicos de outras pessoas.

    Mas o aplicativo também combina a estética e o sistema de navegação existentes do Instagram e oferece a capacidade de compartilhar postagens do Threads diretamente no Instagram Stories.

    As contas também podem ser listadas como públicas ou privadas. As contas verificadas do Instagram são verificadas automaticamente no Threads.

    “A visão do Threads é criar uma opção e um espaço público amigável para conversas”, disse o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, em um post do Threads após o lançamento.

    “Esperamos pegar o que o Instagram faz de melhor e criar uma nova experiência em torno de texto, ideias e discussão do que está em sua mente”, acrescentou

    Alguns usuários experimentaram falhas e problemas ocasionais ao carregar o conteúdo nas primeiras horas após o lançamento do Threads, mas isso é esperado quando milhões de usuários estão ingressando e usando um aplicativo ao mesmo tempo.

    Como você se inscreve? (E você pode sair?)

    Os usuários se inscrevem por meio de suas contas do Instagram e mantêm o mesmo nome de usuário, senha e nome de conta, embora possam editar sua biografia para ser exclusiva do Threads.

    Os usuários também podem importar a lista de contas que seguem diretamente do Instagram, tornando super fácil começar a usar o aplicativo.

    A phone is seen running the Instagram Threads app by Meta in this photo illustration in Warsaw, Poland on 07 July, 2023. (Photo by Jaap Arriens/NurPhoto via Getty Images) /

    Mas não é tão fácil deixar o Threads. Embora os usuários possam desativar temporariamente seus perfis por meio da seção de configurações do aplicativo, a empresa afirma em sua política de privacidade que “seu perfil do Threads só pode ser excluído excluindo sua conta do Instagram”.

    Alguns usuários também levantaram preocupações sobre a quantidade de dados que os Threads, como o Instagram, podem coletar sobre os usuários, incluindo localização, contatos, histórico de pesquisa, histórico de navegação, informações de contato e muito mais, de acordo com a Apple App Store.

    No entanto, o responsável pelo Instagram (e pelo Threads) dentro da Meta, Adam Mosseri, deu a entender que a situação pode mudar no futuro: “Tenho recebido várias perguntas sobre deletar sua conta. Para esclarecer, você pode desativar sua conta no Threads, o que esconde seu perfil e o conteúdo, você pode deixar seu perfil privado e pode deletar posts individuais – tudo isso sem deletar sua conta no Instagram. O Threads é ligado ao Instagram, então, por enquanto, é uma única conta, mas estamos estudando um jeito de deletar sua conta no Threads separadamente”.

    Onde o Threads está disponível?

    Threads está disponível em 100 países e mais de 30 idiomas via iOS e Android, de acordo com a empresa.

    Threads pode ser o “assassino do Twitter”?

    Threads é apenas a plataforma mais recente lançada nos últimos meses na esperança de destronar o Twitter como o aplicativo para conversas públicas em tempo real. Mas pode ter a maior chance de sucesso.

    Threads app on a mobile phone on July 7, 2023, in Colombo, Sri Lanka. (Photo by Thilina Kaluthotage/NurPhoto via Getty Images) /

    Muitos usuários do Twitter expressaram desejo por uma alternativa desde que Musk assumiu a plataforma no final do ano passado. Problemas técnicos frequentes e mudanças de política fizeram com que alguns usuários notáveis ​​do Twitter fossem embora.

    A Meta tem pelo menos uma vantagem significativa no Twitter: o tamanho de sua base de usuários existente. A Meta espera capturar pelo menos alguns de seus mais de 2 bilhões de usuários ativos globais do Instagram com o novo aplicativo. Isso é comparado à base de usuários ativos do Twitter, que está em torno de 250 milhões.

    “Vai levar algum tempo, mas acho que deve haver um aplicativo de conversas públicas com mais de 1 bilhão de pessoas”, disse Zuckerberg em uma postagem no Threads. “Twitter teve a oportunidade de fazer isso, mas não acertou em cheio.”

    Em um tweet na quinta-feira, a nova CEO do Twitter, Linda Yaccarino, pareceu reconhecer o lançamento do aplicativo rival, chamando o Twitter de “insubstituível”.

    “Muitas vezes somos imitados – mas a comunidade do Twitter nunca pode ser duplicada”, disse ela.

    A escala e a infraestrutura existentes da Meta podem ser uma vantagem.

    Enquanto muitos dos outros concorrentes do Twitter lançados nos últimos meses exigiram que os usuários entrassem em listas de espera ou recebessem convites para se inscrever, apenas para ter que trabalhar para recriar sua rede no novo site, o Threads torna incrivelmente fácil para os usuários começarem.

    Threads, nova rede social da Meta. / Dado Ruvic/Illustration/File Photo/Reuters

    Mas o CEO do Instagram, Adam Mosseri, observou em um vídeo postado na plataforma que o desafio para novas plataformas de mídia social geralmente não é fazer com que os usuários se inscrevam, mas sim mantê-los engajados a longo prazo.

    Em particular, a Meta terá que trabalhar para evitar spam, assédio, teorias da conspiração e falsas alegações em Threads, problemas que fizeram com que muitos usuários azedassem no Twitter.

    O lançamento da nova plataforma ocorre depois que a Meta demitiu mais de 20 mil funcionários a partir de novembro passado, incluindo funcionários de experiência do usuário, bem-estar, política e análise de risco.

    Também ocorre quando a temporada de campanha para as eleições presidenciais dos EUA em 2024 aumenta, com alguns especialistas alertando sobre uma onda de desinformação.

    A Meta diz que suas Diretrizes da comunidade serão aplicadas aos Threads, assim como seus outros aplicativos.

    O que mais há para Meta?

    Para a Meta, o Threads pode ser uma maneira de aumentar o tempo de engajamento de sua enorme base de usuários existente.

    Embora ainda não haja anúncios na plataforma, o Threads também pode complementar o principal negócio de publicidade da Meta.

    O negócio de anúncios da Meta pode ter um impulso depois de enfrentar os desafios de um amplo declínio no mercado de anúncios online e mudanças nas práticas de privacidade de aplicativos da Apple, embora, se a história do Twitter servir de guia, é improvável que o formato atraia tantos dólares publicitários quanto as outras plataformas da Meta. .

    Para Zuckerberg, no entanto, o verdadeiro atrativo pode ser a tentativa de superar seu rival, Musk, com quem ele vem planejando nas últimas semanas uma luta em uma jaula . Talvez vencer na batalha das redes sociais seja ainda melhor.

    Tópicos