Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    O que os astronautas comem ao voltar à Terra?

    Durante o período no espaço, os astronautas passam por adaptações na dieta, com maior consumo de refeições pré-preparadas; ao voltar à Terra, alimentação é reajustada

    Gabriela Maraccinida CNN

    A nave espacial com os astronautas do voo teste da Starliner e da missão Crew-9 pousou na Terra na noite de terça-feira (18), após nove meses na Estação Espacial Internacional (ISS). Desde que voltaram ao nosso planeta, Suni Williams e Butch Wilmore passaram por uma série de atendimentos médicos, em um procedimento padrão para missões de longa duração.

    Além da avaliação física e do programa de recondicionamento, os astronautas voltarão à sua alimentação habitual na Terra. Isso porque, durante o período no espaço, os profissionais passam por adaptações na dieta, com maior consumo de refeições pré-preparadas e tratadas quimicamente para aumentar sua vida útil.

    A seguir, conheça as particularidades das refeições feitas no espaço e os cuidados com a alimentação ao retornar à Terra.

    Dieta espacial

    De acordo com o Royal Museums Greenwich (RMG), antigamente, a comida espacial era principalmente desidratada ou fornecida em pastas, ou em tubos. Atualmente, com o avanço da ciência e da tecnologia, é possível aos astronautas se alimentarem de forma semelhante às refeições feitas na Terra.

    No geral, os alimentos enviados ao espaço são divididos nos seguintes grupos, de acordo com o RMG:

    • Alimentos frescos: frutas e vegetais, que são refrigerados a bordo da espaçonave e consumidos rapidamente, em até dois dias;
    • Alimentos irradiados: carne e laticínios que possuem radiação ionizante aplicada a eles antes da embalagem, o que aumenta a vida útil dos alimentos;
    • Alimentos com umidade intermediária: que possuem uma pequena quantidade de água para limitar o crescimento microbiano; trata-se de alimentos salgados ou secados ao sol e que não exigem preparação adicional;
    • Alimentos em forma natural: nozes, biscoitos e barras de chocolate são embalados e prontos para consumo;
    • Alimentos e bebidas reidratáveis: a água do alimento e da bebida é removida para dificultar a multiplicação de bactérias; esses produtos têm a água devolvida quando os astronautas estão prontos para comer;
    • Alimentos termoestabilizados: tratamento térmico para preparar as refeições prontas, em que as bactérias são mortas pela aplicação de calor.

    Dieta terrestre

    De acordo com Steve Siceloff, porta-voz da Nasa, assim que os astronautas chegam à Terra, é importante a ingestão de grandes quantidades de líquidos.

    “Beber muitos líquidos enquanto estão no espaço, durante a descida e logo após o pouso realmente ajuda na adaptação à gravidade”, afirma Siceloff à CNN.

    Em relação à alimentação, é fundamental que os astronautas consumam alimentos ricos em cálcio e proteínas, já que, durante o período no espaço, eles podem perder densidade óssea e massa muscular. Isso acontece como consequência da microgravidade.

    Segundo a Nasa, o corpo dos astronautas pode experimentar a redução de até um terço no tamanho das fibras musculares em menos de duas semanas. Em um único mês no espaço, um astronauta também pode perder até 1,5% de sua massa óssea.

    Além disso, os astronautas voltarão a ter acesso a alimentos frescos, como vegetais, frutas e verduras, que também podem ser úteis na recuperação, por oferecerem uma ampla variedade de nutrientes e vitaminas.

    Astronautas jamais poderão pousar no maior planeta do Sistema Solar

    Tópicos