Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Nova imagem mostra cratera na Lua que teria sido feita por queda de espaçonave russa

    Autoridades da agência espacial da Rússia informaram que uma falha no motor foi a causa provável do acidente com o Luna 25

    Foto tirada pelo Lunar Reconnaissance Orbiter mostra cratera na Lua que teria sido criada por queda de espaçonave russa
    Foto tirada pelo Lunar Reconnaissance Orbiter mostra cratera na Lua que teria sido criada por queda de espaçonave russa NASA's Goddard Space Flight Center/Arizona State University

    Ashley Stricklandda CNN

    Uma nova cratera foi identificada na Lua, e cientistas acreditam que ela tenha sido criada quando a missão russa Luna 25, uma espaçonave não tripulada, colidiu com a superfície lunar.

    Imagens tiradas pela Lunar Reconnaissance Orbiter da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, foram divulgadas pela agência na quinta-feira (31) e revelam a nova cratera.

    Vídeo — Veja imagens da Lua feitas por nave da Índia

    A espaçonave Luna 25, o primeiro módulo lunar da Rússia em 47 anos, foi lançada em 10 de agosto e deveria pousar perto do polo sul lunar algumas semanas depois.

    Mas a comunicação com o objeto foi interrompida e a Roscosmos, a agência espacial da Rússia, relatou que uma “situação de emergência” ocorreu enquanto a Luna 25 tentava entrar em uma órbita lunar de pré-pouso, em 19 de agosto.

    Autoridades da Roscosmos informaram mais tarde que uma falha no motor foi a causa provável do acidente.

    A agência compartilhou uma estimativa do ponto de impacto em 21 de agosto, o que permitiu que membros da equipe do Lunar Reconnaissance Orbiter enviassem comandos à espaçonave no dia seguinte para tirar imagens do local.

    O orbitador fez imagens durante um período de quatro horas em 24 de agosto, revelando a nova cratera. As fotos foram comparadas com aquelas capturadas no mesmo local antes do acidente, tiradas em junho de 2022.

    Veja a comparação do local antes e após a queda do Luna-25:

    Veja comparação antes e depois do possível local de queda de espaçonave russa na Lua
    Veja comparação antes e depois do possível local de queda de espaçonave russa na Lua / NASA’s Goddard Space Flight Center/Arizona State University

    A nova cratera está próxima do ponto de impacto estimado, levando a equipe do orbitador a concluir que é o provável local de queda da Luna 25, de acordo com um comunicado da Nasa.

    A cratera mede 10 metros de diâmetro e estava a 400 quilômetros do alvo de pouso pretendido da Luna 25.

    O Lunar Reconnaissance Orbiter, que circula a Lua desde 2009, tem sido usado para detectar e tirar imagens de crateras de impacto criadas por missões anteriores que colidiram com a superfície lunar, incluindo a Chandrayaan-2, da Índia, em 2019.

    FOTOS — Imagens da Lua capturadas pelo módulo lunar Chandrayaan-3, da Índia

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original