Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nível global do mar subirá além do previsto até 2100, indica estudo

    Com novo cálculo, pesquisadores dizem que aumento de 99 centímetros, previsto por painel intergovernamental, não é realista

    Abinoan Santiago, colaboração para a CNN Brasil

    Banhistas na Praia do Arpoador
    Movimento de banhistas na Praia do Arpoador, no Rio de Janeiro: aquecimento global deve afetar 40% da população em regiões litorâneas (24.jan.2021)
    Foto: MÁRCIO ROCCHE/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

     

    Uma pesquisa científica recente mostra que os níveis do mar provocados pelo aquecimento global devem subir mais rápido do que o esperado até o ano de 2100, colocando em alto risco 40% da população que vive em regiões litorâneas. 

    A pesquisa, publicada em 2 de fevereiro, indica que a previsão de aumento de 99 centímetros do nível dos oceanos até o fim do século não é realista. Os pesquisadores Aslak Grinsted e Jens Hesselbjerg Christensen, da Universidade de Copenhagen, utilizaram um novo cálculo a partir da revisão da literatura científica existente. 

    A dupla comparou as projeções do modelo de linearidade entre temperatura e nível do mar ao longo do século 21, avaliadas pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), com registros históricos de 1850 a 2017. O cálculo é chamado pelo estudo de Sensibilidade Transiente ao Nível do Mar (TSLS).

     

    Os pesquisadores alertam, contudo, que o estudo não mostra que o nível do mar será de acordo com a temperatura de 2100. O que eles buscam pontuar é a relação do nível dos oceanos ao fim do século com a média do clima ao longo dos anos, no referido período. 

    Com o método, os pesquisadores descobriram ser conservadora a projeção de quase um metro, do IPCC, sobre a subida do nível do mar até 2100. 

    Apesar de não apontarem para uma métrica exata ou prevista para a subida dos oceanos ao fim do século, os pesquisadores são taxativos ao afirmarem que o nível será maior que o projetado pelo IPCC.

    “O aumento do nível do mar global projetado até o final deste século em vários relatórios do IPCC é, na melhor das hipóteses, conservador e, consequentemente, subestima o limite superior do que é referido como o provável aumento do nível do mar”, garantem os estudiosos, em artigo publicado na revista Ocean Science (https://os.copernicus.org/articles/17/181/2021/). 

    Mesmos sem apontarem uma previsão, os pesquisadores dizem que o novo cálculo se mostra relevante como modelo para estudos mais aprofundados sobre a temática.

     “Descobrimos que essa métrica pode ser responsável pela maior parte da resposta do nível do mar aos aumentos de temperatura nesta escala de tempo. A métrica TSLS é útil, pois permite comparações de sensibilidade do modelo, mesmo se eles não forem executados para o mesmo conjunto de cenários”, explicam.

     

     

    Tópicos