Nave russa Soyuz é lançada à Estação Espacial Internacional dois dias após falha
Lançamento foi cancelado segundos antes da decolagem na quinta-feira (21) devido a um problema com uma fonte de energia química
Uma nave espacial russa Soyuz, transportando um russo, um bielorrusso e um americano, foi lançada, no sábado (23), a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, a caminho da Estação Espacial Internacional (ISS), conforme mostrado em imagens ao vivo.
O lançamento originalmente planejado foi cancelado segundos antes da decolagem na quinta-feira (21) devido a um problema com uma fonte de energia química.
Liftoff! Three Soyuz crew members, including Tracy C. Dyson, are headed to the @Space_Station. Live docking coverage will begin Monday, March 25, at 10:15am ET (1415 UTC). pic.twitter.com/maMpAo9Zl2
— NASA (@NASA) March 23, 2024
A Soyuz, transportando o russo Oleg Novitsky, a bielorrussa Marina Vasilevskaya e a americana Tracy Dyson, está prevista para se acoplar à ISS às 12h10 (horário de Brasília) de segunda-feira (25).
O espaço é uma das últimas áreas onde os Estados Unidos e a Rússia continuam a colaborar apesar do estado precário de suas relações como consequência da guerra na Ucrânia.
Novitsky e Vasilevskaya retornarão à Terra em 6 de abril, juntamente com Loral O’Hara, uma astronauta dos EUA atualmente a bordo da estação orbital.