Assista à transmissão da volta dos astronautas presos no espaço
Suni Williams e Butch Wilmore estavam vivendo na ISS desde junho de 2024
A Nasa exibe, nesta terça-feira (18), a chegada do voo que traz de volta à Terra os dois astronautas da Nasa que estavam no espaço há quase nove meses, além de um cosmonauta russo. A agência espacial americana abriu a transmissão às 17h45, no horário de Brasília.
A ideia, conforme aponta o cronograma divulgado pela Nasa, é transmitir do início das manobras de entrada na atmosfera da Terra até o momento em que a cápsula da SpaceX tocar a superfície aquática, na costa da Flórida — o que deve acontecer às 18h57 (horário de Brasília).
Essa etapa é considerada a mais perigosa de qualquer voo de volta do espaço. Atingir a atmosfera enquanto viaja mais de 22 vezes a velocidade do som aquece o exterior da espaçonave a mais de 1.900 graus, podendo desencadear um blecaute de comunicação.
Após entrar na atmosfera, a espaçonave aciona dois conjuntos de paraquedas para desacelerar ainda mais a descida. Se tudo correr conforme o planejado, a cápsula desacelerará de 27 mil quilômetros por hora para menos de 30 quilômetros por hora, quando o veículo atingir o oceano.
Depois que o veículo atingir o oceano, uma nave de resgate da SpaceX vai retirar a espaçonave da água, e os astronautas vão poder respirar o ar da terra novamente depois de nove meses. Veja aqui o que acontece no corpo de astronautas que passam tanto tempo no espaço.
Os astronautas da Nasa Nick Hague, Suni Williams e Butch Wilmore, assim como o cosmonauta da Roscosmos Aleksandr Gorbunov, estão concluindo uma expedição científica de longa duração a bordo do laboratório orbital. Wilmore e Williams estavam presos na ISS desde junho de 2024.
Os dois participaram do voo inaugural tripulado da Starliner, espaçonave da Boeing, para ficar sete dias na ISS, mas não conseguiram retornar por problemas técnicos na nave. O evento iniciou uma das maiores histórias envolvendo o espaço em 2024.
Com a chegada da missão Crew-10 na ISS, no início da madrugada de domingo (16), eles foram rendidos e substituídos por outros astronautas.
Veja também: Astronautas iniciam o retorno para a terra após nove meses presos no espaço
*Com informações da CNN Internacional
Medo de asteroide atingir a Terra aumenta buscas em mais de 200%