Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nasa encerra missão de helicóptero em Marte após 72 voos

    A aeronave Ingenuity realizou seu último voo no dia 18 de janeiro, quando perdeu contato com a agência espacial

    Gabriela Maraccinida CNN

    A Nasa anunciou que seu helicóptero Ingenuity, o pioneiro em Marte, irá se aposentar após completar 72 voos sobre o planeta, realizados com sucesso nos últimos três anos.

    O anúncio foi feito por Bill Nelson, administrador da agência espacial norte-americana, na quinta-feira (25). O motivo para o fim das atividades é que, em seu último voo, realizado no dia 18 de janeiro, imagens mostraram que uma ou mais hélices rotativas sofreram danos durante o pouso, o impossibilitando de voar novamente.

    O acidente aconteceu quando a equipe do Ingenuity planejou um voo vertical curto para determinar a sua localização após o helicóptero ter realizado um pouso de emergência em seu voo anterior, em 6 de janeiro.

    Após ter atingido uma altura de 12 metros, conforme planejado, a aeronave projetou sua descida e, faltando um metro para chegar à superfície, perdeu contato com o rover, que funciona como retransmissor de comunicações para o helicóptero. A comunicação foi reestabelecida no dia seguinte e imagens enviadas à Terra mostraram danos nas hélices rotativas.

    O anúncio da aposentadoria da aeronave foi feito em um vídeo publicado nas rede sociais. “Ingenuity, o ‘pequeno helicóptero que podia’ – e dizia sempre ‘acho que posso, acho que posso’ – bem, agora fez seu último voo em Marte”, diz Bill Nelson.

    “O Ingenuity preparou o caminho para voos futuros em nosso sistema solar e está liderando o caminho para missões humanas mais inteligentes e seguras para Marte e além”, completou.

    O primeiro voo feito pelo Ingenuity aconteceu no dia 19 de abril de 2021, marcando um momento histórico na aviação interplanetária.

    Veja o anúncio completo sobre a aposentadoria do Ingenuity, em inglês, a seguir:

    Tópicos