Nasa colide nave com asteroide nesta segunda-feira
Missão tenta mudar a trajetória de corpo celeste em teste para que poderá ajudar a defender o planeta Terra contra possíveis riscos no futuro


Nesta segunda-feira (26), a missão DART (Double Asteroid Redirection Test) da Nasa viajará cerca de seis quilômetros para colidir a sua espaçonave com um asteroide em uma tentativa de mudar a trajetória deste corpo celeste.
Embora o asteroide em questão não seja uma ameaça à Terra, a agência explica que a missão testará uma tecnologia que pode ser usada para defender o planeta contra possíveis riscos no futuro.
O DART encontrará um sistema binário de asteroides composto por “Didymos”, de aproximadamente 780 metros de diâmetro, e por “Dimorphos”, de cerca de 160 metros de tamanho, que orbita o “Didymos”.
Segundo a Nasa, a missão colidirá com o corpo celeste menor para mudar sua órbita dentro do sistema.
A espaçonave é cerca de 100 vezes menor que o Dimorphos, então não destruirá o asteroide.
Durante a missão, as primeiras fotos de Dimorphos serão tiradas. Embora tenha sido descoberto há mais de duas décadas, os cientistas nunca viram como é esse asteroide.
As fotografias serão feitas pelo Didymos Reconnaissance and Asteroid Camera for Optical Navigation, ou DRACO, que funcionará como os olhos do DART.
Este instrumento também é uma câmera de alta resolução que visa captar imagens dos dois corpos celestes.
As fotos serem transmitidas de volta à Terra a uma taxa de um quadro por segundo no que parecerá quase um vídeo.
O DRACO ainda permitirá que a espaçonave identifique o sistema de asteroides duplos e distinga qual objeto espacial ele deve atingir.
O resultado da colisão, prevista para às 20h14, será transmitido no canal da agência no YouTube.
Confira a transmissão ao vivo da Nasa:
Confira as imagens feitas pelo DRACO:
*Com informações da CNN Internacional