Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nasa anuncia nova data para tentativa de lançamento da missão lunar Artemis 1

    Foguete estava previsto para ser lançado em 23 de setembro; próxima tentativa será dia 27, segundo a agência

    Kristin Fisherda CNN

    Funcionários da Nasa vão adiar a próxima tentativa de lançamento do mega foguete Artemis 1 em quatro dias, até 27 de setembro, anunciou a agência espacial na segunda-feira (12).

    A equipe da missão Artemis anteriormente tinha como alvo 23 de setembro. 2 de outubro é uma data potencial de backup que está “sob revisão”, de acordo com a Nasa.

    A agência espacial ainda está trabalhando em um problema com o foguete, chamado de Sistema de Lançamento Espacial ou SLS, que teve um vazamento enquanto estava sendo abastecido com hidrogênio líquido super-refrigerado durante a última tentativa de lançamento no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, no dia 3 de setembro.

    O trabalho de reparo na área do vazamento de hidrogênio ocorreu no fim de semana, segundo a Nasa.

    A agência espacial estava trabalhando para testar o sistema que alimenta o hidrogênio líquido em 17 de setembro, mas a data para esse teste criogênico agora foi adiada para 21 de setembro, observou a Nasa em seu blog Artemis.

    “As datas atualizadas representam uma consideração cuidadosa de vários tópicos logísticos, incluindo o valor adicional de ter mais tempo para se preparar para o teste de demonstração criogênico e, posteriormente, mais tempo para se preparar para o lançamento. As datas também permitem que os gerentes garantam que as equipes descansem o suficiente e reabasteçam os suprimentos de propelentes criogênicos”, compartilhou a Nasa  no post do blog.

    O teste em 21 de setembro incluirá um teste de sangria do motor, de acordo com a agência. A equipe da missão limpou a primeira tentativa de lançamento do Artemis 1 em 29 de agosto, em grande parte devido a um problema encontr

    A janela de lançamento de 27 de setembro dura 70 minutos — menor que a janela de 120 minutos disponível em 23 dado durante a sangria do motor, que esfria os motores para o lançamento, que as autoridades acreditam ser devido a um sensor defeituoso.e setembro.

    Autoridades da Nasa  disseram que a agência espacial continua a fornecer informações à Eastern Range, que deve conceder uma isenção para permitir que o foguete permaneça na plataforma de lançamento.

    “A Nasa continua a respeitar o processo da Eastern Range para revisão do pedido da agência para uma extensão do atual requisito de teste para o sistema de terminação de voo e está fornecendo informações e dados adicionais conforme necessário. Paralelamente, a agência continua os preparativos para o teste de demonstração criogênica e potenciais oportunidades de lançamento, caso o pedido seja aprovado”, afirmou o blog.

     

    Tópicos