Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Módulo da Índia faz fotos impressionantes da Lua durante aproximação; veja

    Se espaçonave conseguir pousar suavemente, Índia será o quarto país a conseguir completar operação

    Jackie Wattlesda CNN

    A espaçonave Chandrayaan-3, da Índia, está voando pela superfície da Lua antes de uma tentativa de pouso.

    Até chegar lá, ela tem capturado algumas imagens impressionantes.

    A Organização de Pesquisa Espacial (ISRO, na sigla em inglês) da Índia confirmou, nesta terça-feira (22), que o Chandrayaan-3 está dentro do cronograma e “a navegação suave continua”. A espaçonave está programada para começar sua descida final em direção à superfície da lua na quarta-feira (23).

    Veja duas sequências de fotos da Lua feitas pela espaçonave:

    Se for bem-sucedida, esta missão marcará o primeiro pouso suave na superfície lunar de uma espaçonave indiana e fará do país a quarta nação a realizar tal feito.

    Os Estados Unidos, a China e a então União Soviética são as únicas nações que realizaram pousos controlados de espaçonaves na Lua.

    A agência espacial da Índia transmitirá ao vivo a tentativa de pouso a partir das 17h20, no horário local (8h50, no horário de Brasília) desta quarta-feira (23).

    A ISRO marcou a véspera do pouso do Chandrayaan-3 compartilhando fotos e filmagens capturadas com câmeras na espaçonave.

    Uma visão panorâmica da Lua foi tirada a cerca de 70 quilômetros acima da superfície lunar, retratando características como o Mare Marginis, uma grande mancha negra formada por antigos asteroides na borda extrema do lado claro da Lua.

    Outra imagem, tirada em 20 de agosto de um ponto de vista muito mais próximo, oferecia um retrato do terreno cinza empoeirado da Lua.

    A espaçonave é capaz de orientar seu posicionamento combinando as imagens capturadas por suas câmeras com um mapa lunar programado em seu computador de bordo, de acordo com a agência espacial.

    Chandrayaan, que significa “veículo lunar” em sânscrito, foi lançado do Satish Dhawan Space Center, em Sriharikota, no estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia, em 14 de julho. A espaçonave está fazendo uma abordagem lenta e metódica em direção à superfície lunar.

    A missão marca a segunda tentativa da Índia de completar um pouso suave na Lua. A primeira tentativa, em 2019, com o Chandrayaan-2, colidiu com a superfície lunar devido a problemas de software e dificuldades de frenagem na descida.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original