Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Missão dos Emirados Árabes envia as primeiras fotos de Marte

    A Hope Probe chegou ao planeta vermelho na terça-feira (9)

    Amy Woodyatt e Ashley Strickland. da CNN

    A primeira missão a Marte, enviada pelos Emirados Árabes Unidos, retornou sua primeira imagem do planeta vermelho neste domingo (14) A Emirates Mars Mission, conhecida como Hope Probe, chegou ao planeta vermelho na terça-feira (9) e entrou em órbita com sucesso em sua primeira tentativa.

    “A transmissão da primeira imagem de Marte da Hope Probe é um momento decisivo em nossa história e marca a adesão dos Emirados Árabes Unidos às nações avançadas envolvidas na exploração espacial”, disse o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan ao lado da imagem divulgada no Twitter neste domingo.

    “Esperamos que esta missão leve a novas descobertas sobre Marte que beneficiem a humanidade”, acrescentou. A chegada da espaçonave a Marte tornou os Emirados Árabes Unidos o quinto país da história a enviar uma missão ao planeta vermelho – e o primeiro no mundo árabe.

    A Hope Probe – equipada com três instrumentos científicos – criará o primeiro retrato completo da atmosfera marciana. Os instrumentos coletarão dados atmosféricos, além de medir as mudanças sazonais e diárias, o que ajudará os cientistas a entender como são as dinâmicas climáticas e os climas nas diferentes camadas da atmosfera de Marte.

    Os especialistas também esperam descobrir mais sobre como a energia e as partículas – como o oxigênio e o hidrogênio – se movem pela atmosfera marciana.

    Corrida espacial

    A Hope Probe foi uma das três missões a Marte lançadas em julho passado, junto com o Perseverance rover da NASA , que pousará em Marte em 18 de fevereiro, e o Tianwen-1 da China, que entrou com sucesso na órbita do planeta na quarta-feira (10).

    A missão árabe irá orbitar o planeta, Tianwen-1 irá orbitar e pousar nele, enquanto a Perseverance somente pousará em Marte. Todas às três missões foram lançadas na mesma época devido ao alinhamento entre Marte e a Terra no mesmo lado do Sol, tornando a jornada mais eficiente para o planeta vermelho.

     

     

    Tópicos