Meta anuncia atualização para filtros do Instagram; veja o que muda
A partir de janeiro de 2025, somente efeitos criados pela empresa estarão disponíveis aos usuários
Uma nova atualização da empresa de tecnologia Meta surpreendeu os internautas nesta terça-feira (27). Em um comunicado, compartilhado no blog oficial, a organização explicou que irá encerrar a sua ferramenta de criação de filtros de realidade aumentada para os stories no Instagram em 14 de janeiro de 2025. Assim, apenas os filtros criados pela própria companhia ficarão disponíveis para os usuários.
“Após uma avaliação completa, tomamos a decisão de encerrar a plataforma de ferramentas e conteúdo de terceiros do Meta Spark. Isso significa que os efeitos de realidade aumentada (RA) criados por terceiros — incluindo marcas e a nossa comunidade mais ampla de criadores de RA — não estão mais disponíveis a partir desta data”, disse em nota.
Sem entrar em detalhes das motivações, a Meta garantiu que a decisão faz parte dos esforços maiores para priorizar os produtos que “atenderão melhor às necessidades futuras de nossos consumidores e clientes empresariais”. “Estamos comprometidos em tornar essa transição o mais suave possível”, concluiu.
Web reage à atualização
No X, antigo Twitter, diversos internautas comentaram sobre a novidade. Veja as reações.
Ah, o Instagram vai acabar com os filtros? E o que eu tenho a ver…não uso há anos pic.twitter.com/ii9OBs7XcM
— Picolé de Chuchu (@Errari__) August 27, 2024
todo mundo concorda que com o fim dos filtros no Instagram todo mundo deve voltar pro Snapchat? pic.twitter.com/E2GAJSwR8n
— 𝕾𝖗.𝕵𝖍𝖔𝖜 ៹ (@jhonvixtor) August 27, 2024
ACABOU PRA MIM!
O Instagram vai tirar os filtros, nunca mais posto foto na vida 🤡 pic.twitter.com/prDlcWkLcO— misa¹ ⁴ ³ (@_holyfvck_) August 27, 2024
TikTok Studio: nova funcionalidade permite filtrar comentários