Megafoguete Starship, da SpaceX, tem nova tentativa de lançamento na sexta (17)
Empresa recebeu permissão dos reguladores federais americanos para lançar uma segunda tentativa de voo teste do foguete mais poderoso já construído
Os reguladores federais concederam à SpaceX permissão para lançar o tão esperado segundo voo de teste de seu sistema Starship — o foguete mais poderoso já construído — após uma primeira tentativa explosiva em abril.
A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), que licencia lançamentos de foguetes comerciais, disse na quarta-feira (15) que a SpaceX tem permissão para lançar a missão depois que a agência determinou que ela “atendeu a todos os requisitos de segurança, ambientais, políticos e de responsabilidade financeira”.
O site da SpaceX afirma que a empresa tem como meta uma janela de lançamento de duas horas na sexta-feira, 17 de novembro, que abre às 7 da manhã, no horário local (às 10h, pelo horário de Brasília).
Os avisos públicos emitidos aos navegantes indicam que as outras oportunidades para a decolagem podem incluir as manhãs de 18, 19 e 20 de novembro.
A espaçonave Starship e seu impulsionador Super Heavy estão no centro dos planos da SpaceX para eventualmente colocar humanos em Marte, bem como ajudar no esforço da Nasa para retornar humanos à lua pela primeira vez em mais de 50 anos. A Starship destina-se a servir como módulo de pouso lunar para a missão Artemis III, atualmente prevista para 2025. E se o voo de teste falhar mais uma vez, poderá atrapalhar o cronograma de exploração lunar da Nasa.
O voo de teste integrado inaugural de abril da Starship e do Super Heavy — o enorme foguete que deverá impulsionar a espaçonave a velocidades orbitais — terminou poucos minutos após a decolagem, quando o veículo começou a tombar, virando de cabeça para baixo, e forçou a SpaceX a iniciar o modo de autodestruição e explodir os dois estágios do foguete sobre o Golfo do México.
A SpaceX passou os últimos meses reconstruindo o local de lançamento e fazendo atualizações no sistema de foguetes nas instalações Starbase da empresa em Boca Chica, no Texas. A plataforma de lançamento foi despedaçada pela força da ignição dos motores do Super Heavy, enviando detritos para a área costeira circundante.
Os impactos potenciais do acidente com o foguete fizeram com que um grupo de defensores do meio ambiente e da vida selvagem abrissem um processo em maio contra a FAA, alegando que a agência não cumpriu as leis ambientais federais quando deu sinal verde para o primeiro voo de teste da Starship.
William Gerstenmaier, vice-presidente de construção e confiabilidade da SpaceX, culpou os reguladores por atrasar o segundo voo de teste, dizendo em uma audiência no Senado dos EUA em meados de outubro: “É uma pena quando nosso hardware está pronto para voar e não podemos voar por causa de regulamentos ou revisões”.
A FAA concluiu sua investigação de segurança em setembro, estabelecendo 63 ações corretivas para a SpaceX. A agência concluiu então a revisão de segurança em 31 de outubro para o segundo voo de teste planejado da SpaceX.
No entanto, como parte da sua revisão ambiental, a FAA iniciou uma consulta com o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA sob a Lei das Espécies Ameaçadas. Esse processo foi concluído no dia 14 de novembro, segundo comunicado da agência, permitindo à FAA emitir a licença de lançamento.
Agora, a SpaceX está pronta para outra tentativa de impulsionar a Starship para fora da plataforma de lançamento e enviá-la em uma missão para completar quase uma volta completa na Terra.
Desafios da Starship
Se a missão de teste falhar mais uma vez, o objetivo da Nasa de retornar os humanos à superfície da lua poderá sofrer atrasos, uma vez que a agência espacial está competindo com outras nações – incluindo a China – para construir uma base lunar permanente. A agência espacial já alertou que a Starship pode não estar pronta a tempo para uma tentativa de pouso na lua em 2025.
Mesmo que seja bem sucedida, a SpaceX ainda tem vários obstáculos tecnológicos a superar. A empresa deve demonstrar que o foguete pode entregar com segurança um satélite ou outra carga útil à órbita da Terra, bem como atracar com um navio-tanque de reabastecimento para completar seu propelente enquanto estiver em órbita – um movimento que será essencial para levar o enorme veículo à lua.
O CEO da SpaceX, Elon Musk, postou em agosto nas redes sociais que prevê cerca de “50% de probabilidade de atingir a velocidade orbital”, embora tenha acrescentado cautelosamente que “mesmo chegar ao estágio de separação seria uma vitória”, referindo-se à fase de lançamento quando o foguete Super Heavy se desprende da espaçonave Starship.
Preocupações ambientais
A SpaceX também pode enfrentar resistência adicional por parte dos ambientalistas antes — ou depois — da segunda tentativa de lançamento. O grupo de defensores do ambiente e da vida selvagem que anteriormente processou a FAA ainda pode tentar obter uma liminar para impedir o próximo lançamento.
Quando contatado para comentar, Jared Margolis, advogado sênior do Centro para a Diversidade Biológica, disse que o grupo sem fins lucrativos não tinha decidido se iria seguir esse caminho, embora reconhecesse que a opção ainda estava sobre da mesa. Não está claro, entretanto, se o grupo terá tempo suficiente para apresentar a documentação adequada antes que a SpaceX avance com o lançamento previsto.