Manual do Mundo explica: como acontece uma implosão?
Iberê Thenório, do Manual do Mundo, fez um teste no mar com uma bexiga, uma garrafa PET e uma lata de tinta; assista
Quando o desafio de fazer um submarino de verdade foi lançado ao Manual do Mundo, uma das maiores preocupações do maior canal de Ciência e Tecnologia da América latina era que o casco implodisse debaixo d’água devido à pressão da água.
Caso isso acontecesse, a imagem que teríamos seria a do submarino sendo esmagado – semelhante ao que acontece quando pisamos em uma lata de refrigerante. Felizmente, devido às medidas de segurança, isso não aconteceu. O submarino desceu e subiu nas águas de Paraty, no Rio de Janeiro, sem nenhum problema.
Infelizmente, o submersível Titan da OceanGate, que estava sumido no Oceano Atlântico desde o último domingo (18), não teve o mesmo desfecho.
O que acontece no fundo do mar
Quando descemos rumo ao fundo do mar, cada dez metros equivalem a uma pressão atmosférica e, de fato, a pressão da água pode implodir inúmeras coisas. Para mostrar como e por que isso acontece, o Manual do Mundo fez um teste no mar com uma bexiga, uma garrafa PET e uma lata de tinta.
A bexiga e a garrafa PET, como esperado, foram comprimidas enquanto estavam se aproximando do fundo do mar, mas, quando retornaram para a superfície, voltaram à forma original por conta do material.
Já a lata de tinta, depois que foi “esmagada” pela pressão, não conseguiu retomar a forma original nem mesmo quando saiu da água.
Confira: