Maleta de ferramentas perdida da Nasa pode ser vista sobre a Europa nesta semana
Objeto caiu da Estação Espacial Internacional durante uma caminhada espacial para trabalhos de manutenção realizada em 1º de novembro
Uma maleta de ferramentas que caiu da Estação Espacial Internacional estará visível no céu do Reino Unido e da Europa a partir desta terça-feira (21) e nas próximas semanas, disse um astrônomo do Observatório Real de Greenwich à CNN.
A maleta de ferramentas foi perdida durante uma caminhada espacial para trabalhos de manutenção realizada em 1º de novembro, que levou cansativas 6 horas e 42 minutos para as astronautas da Nasa Jasmin Moghbeli e Loral O’Hara.
A maleta de ferramentas, que escapou e foi “perdida”, não causou nenhum dano à Estação Espacial Internacional.
“O Controle da Missão analisou a trajetória da bolsa e determinou que o risco de novo contato com a estação é baixo e que a tripulação a bordo e a estação espacial estão seguras e nenhuma ação é necessária”, informou a Nasa em seu blog oficial.
Apesar de estar a mais de 400 quilômetros acima da superfície da Terra, a mala altamente refletora é notavelmente brilhante para um objeto tão pequeno, de acordo com Jake Foster do Observatório Real de Greenwich.
“O brilho atual da maleta está um pouco abaixo do limite do que o olho nu pode detectar, mas ainda pode ser visto com um par de binóculos ou um telescópio… se você conseguir encontrá-lo”, disse Foster à CNN nesta terça-feira.
De acordo com o EarthSky, site que rastreia eventos cósmicos, o objeto pode parecer tão brilhante quanto uma estrela de sexta magnitude e poderá ser detectado com um par de binóculos pelos próximos meses até se desintegrar na atmosfera do nosso planeta.
O lixo espacial viaja atualmente a mais de 7 quilômetros por segundo enquanto orbita a Terra, e estimativas recentes sugerem que a mala está “10 a 20 minutos à frente da Estação Espacial”, disse Foster.
A Estação Espacial Internacional estará visível sobre Londres nesta terça-feira às 17h13 e 18h50, no horário local, e visível sobre Paris às 18h13 e 19h50, no horário local, de acordo com o site Spot The Station da Nasa, que permite a qualquer pessoa verificar quando a Estação Espacial Internacional está visível em seu local.
“Ele passará por todo o céu em apenas alguns minutos, então procure um ponto branco com brilho fraco e rápido”, disse Foster. “A Estação Espacial Internacional orbita a Terra uma vez a cada 90 minutos, o que significa que existem vários locais ao redor do mundo onde ela pode ser detectada em diferentes momentos do dia.”
No dia seguinte à queda da maleta de ferramentas, ela foi descoberta pelo astronauta japonês Satoshi Furukawa sobrevoando a costa do Japão.
Em setembro de 2023, a Agência Espacial Europeia estimou que as diversas redes de vigilância espacial rastreavam e catalogavam 35.290 objetos, com uma massa total de objetos em órbita à volta da Terra superior a 11.000 toneladas.