Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Maleta de ferramentas perdida da Nasa pode ser vista sobre a Europa nesta semana

    Objeto caiu da Estação Espacial Internacional durante uma caminhada espacial para trabalhos de manutenção realizada em 1º de novembro

    A Estação Espacial Internacional, fotografada pelo cosmonauta Roscosmos, membro da tripulação da Expedição 66, Pyotr Dubrov, da espaçonave Soyuz MS-19, nesta imagem divulgada em 20 de abril de 2022.
    A Estação Espacial Internacional, fotografada pelo cosmonauta Roscosmos, membro da tripulação da Expedição 66, Pyotr Dubrov, da espaçonave Soyuz MS-19, nesta imagem divulgada em 20 de abril de 2022. Pyotr Dubrov/Roscosmos/Divulgação/Reuters

    Da CNN Espanhol

    Uma maleta de ferramentas que caiu da Estação Espacial Internacional estará visível no céu do Reino Unido e da Europa a partir desta terça-feira (21) e nas próximas semanas, disse um astrônomo do Observatório Real de Greenwich à CNN.

    A maleta de ferramentas foi perdida durante uma caminhada espacial para trabalhos de manutenção realizada em 1º de novembro, que levou cansativas 6 horas e 42 minutos para as astronautas da Nasa Jasmin Moghbeli e Loral O’Hara.

    A maleta de ferramentas, que escapou e foi “perdida”, não causou nenhum dano à Estação Espacial Internacional.

    “O Controle da Missão analisou a trajetória da bolsa e determinou que o risco de novo contato com a estação é baixo e que a tripulação a bordo e a estação espacial estão seguras e nenhuma ação é necessária”, informou a Nasa em seu blog oficial.

    Apesar de estar a mais de 400 quilômetros acima da superfície da Terra, a mala altamente refletora é notavelmente brilhante para um objeto tão pequeno, de acordo com Jake Foster do Observatório Real de Greenwich.

    “O brilho atual da maleta está um pouco abaixo do limite do que o olho nu pode detectar, mas ainda pode ser visto com um par de binóculos ou um telescópio… se você conseguir encontrá-lo”, disse Foster à CNN nesta terça-feira.

    De acordo com o EarthSky, site que rastreia eventos cósmicos, o objeto pode parecer tão brilhante quanto uma estrela de sexta magnitude e poderá ser detectado com um par de binóculos pelos próximos meses até se desintegrar na atmosfera do nosso planeta.

    O lixo espacial viaja atualmente a mais de 7 quilômetros por segundo enquanto orbita a Terra, e estimativas recentes sugerem que a mala está “10 a 20 minutos à frente da Estação Espacial”, disse Foster.

    A Estação Espacial Internacional estará visível sobre Londres nesta terça-feira às 17h13 e 18h50, no horário local, e visível sobre Paris às 18h13 e 19h50, no horário local, de acordo com o site Spot The Station da Nasa, que permite a qualquer pessoa verificar quando a Estação Espacial Internacional está visível em seu local.

    “Ele passará por todo o céu em apenas alguns minutos, então procure um ponto branco com brilho fraco e rápido”, disse Foster. “A Estação Espacial Internacional orbita a Terra uma vez a cada 90 minutos, o que significa que existem vários locais ao redor do mundo onde ela pode ser detectada em diferentes momentos do dia.”

    No dia seguinte à queda da maleta de ferramentas, ela foi descoberta pelo astronauta japonês Satoshi Furukawa sobrevoando a costa do Japão.

    Em setembro de 2023, a Agência Espacial Europeia estimou que as diversas redes de vigilância espacial rastreavam e catalogavam 35.290 objetos, com uma massa total de objetos em órbita à volta da Terra superior a 11.000 toneladas.

    Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.

    versão original