Luzes no céu brasileiro não são extraterrestres e sim satélites da SpaceX
Na noite de ontem, brasileiros relataram nas redes sociais o que seria uma iluminação em movimento e se perguntaram o que poderia ser


Se você viu luzes se movimentando no céu na noite desse domingo (10), não se assuste. Não eram extraterrestres ou criaturas de outro planeta, e sim os satélites Starlink, da empresa norte-americana de sistemas aeroespaciais SpaceX.
Por volta das 18h30 de ontem, diversas pessoas puderam conferir a passagem desses satélites sobrevoando o território brasileiro. Se você não viu, terá mais algumas chances dentro dos próximos dias.
Gente, alguém explica esses pontos no céu agora em Juiz de Fora? São muitos e estão voando em formação há 10 minutos.#ufologia #ovnis #ceu #ovnis2020 pic.twitter.com/FSjtfwQ6fu
— Elias Arruda (@eliasarrudajf) May 10, 2020
O site Find Starlink permite saber quando será possível visualizar a passagem dos satélites em cada região. Para isso, é necessário apenas informar a localização.
Segundo a ferramenta, as próximas passagens não devem ter uma visibilidade muito nítida, mas ainda assim será possível vê-los. Nesta segunda-feira (11), por exemplo, os moradores do estado de São Paulo poderão vê-los por volta das 19h.
Assista e leia também:
SpaceX, Blue Origin e Dynetics farão módulos lunares para a NASA
SpaceX anuncia acordo para enviar turistas à Estação Espacial Internacional
NASA trabalha com Tom Cruise para gravar um filme no espaço sideral
No fim de abril, a SpaceX lançou 60 satélites de banda larga como parte do projeto Starlink e agora eles navegam em órbita, junto a outros que já estavam em curso, totalizando mais de 400 dispositivos.
Successful deployment of 60 Starlink satellites confirmed pic.twitter.com/h3e6QmKRue
— SpaceX (@SpaceX) April 22, 2020
Segundo a empresa, os satélites permitirão transmitir sinal de internet diretamente para terminais instalados nas casas e/ou escritórios dos consumidores. Esse serviço deve ser lançado nos Estados Unidos e no Canadá ainda este ano, informou o CEO da companhia, Elon Musk.
A SpaceX quer instalar mais de 40 mil satélites por todo o planeta, com o objetivo de fornecer acesso à internet mais barato do que o atual e de alta velocidade.