Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lua Cheia Rosa surge no céu nesta semana; entenda o fenômeno

    Apesar do nome, satélite não deve apresentar mudança de cor

    Fernanda Pinottida CNN , em São Paulo

    A próxima Lua Cheia, que tem início na noite desta terça-feira (23) e deve brilhar no céu noturno até quinta (24), é chamada de Lua Cheia Rosa.

    Embora tenha recebido esse nome, o satélite não deve apresentar nenhuma mudança em sua cor.

    Na verdade, a Lua Cheia Rosa foi batizada desta maneira por tribos indígenas do nordeste dos Estados Unidos por conta das flores flox, nativas desta região, que começam a desabrochar com o início da primavera no hemisfério Norte e são cor-de-rosa.

    Lua do Peixe, Lua da Grama

    Esta Lua Cheia de abril ainda recebe outros nomes, em sua maioria relacionados com o início da primavera no hemisfério Norte.

    Alguns a chamam de Lua da Grama, em referência à volta do verde após o inverno. Ela também pode receber o nome de Lua do Peixe, pois está é a época que os peixes sobem o rio para desovar.

    Cometa do Diabo

    Nesta semana, além da Lua Cheia, os apaixonados pelo céu noturno também tem a chance de observar o cometa 12P/Pons-Brooks, conhecido como “Cometa do Diabo”.

    O cometa 12P/Pons-Brooks atinge o periélio (momento de maior proximidade do Sol) no dia 21 e deve atingir seu brilho máximo em 23 de abril, quando estará mais visível. Mesmo assim, o uso de binóculos é indicado caso você queira avistar o corpo celeste, já que não há garantias que ele estará visível a olho nu.

    O apelido do cometa faz referência ao seu formato de chifre, resultado de uma pressão da radiação do Sol que formou uma espécie de cauda “torta” de gás e poeira.

    As aparições do Cometa do Diabo costumam ser brilhantes devido a explosões de gás e poeira sendo liberados debaixo de sua superfície.

    Confira dicas para conseguir observar o Cometa do Diabo.

    Tópicos