Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Jared Isaacman: saiba quem é o bilionário indicado para chefiar a Nasa

    Empresário participou da primeira caminhada civil no espaço pela missão Polaris Dawn, da SpaceX, ao lado de outros três astronautas civis

    Fernanda Pinottida CNN

    O bilionário Jared Isaacman, 41, foi escolhido nesta quarta-feira (4) pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para chefiar a Nasa — a agência especial americana — a partir de 2025.

    “O espaço tem um potencial inigualável para avanços em manufatura, biotecnologia, mineração e, talvez, até mesmo, caminhos para novas fontes de energia”, disse Isaacman em uma declaração nesta quarta, acrescentando que é um “apaixonado pela liderança dos Estados Unidos na mais incrível aventura da história humana.”

    Se confirmado pelo Senado americano para chefiar a Nasa, Isaacman, que não tem experiência governamental ou política, supervisionaria um orçamento de aproximadamente US$ 25 bilhões (mais de R$ 150 bilhões).

    A principal prioridade da agência espacial dos EUA tem sido fazer humanos retornarem à lua sob seu programa Artemis, um esforço promovido por Trump durante seu primeiro mandato que se apoiará fortemente na Starship da SpaceX.

    Primeiro civil a caminhar no espaço

    Isaacman foi uma das primeiras pessoas a fazer uma caminhada civil no espaço, pela missão Polaris Dawn, da SpaceX, em 12 de setembro deste ano. CEO da Shift4 Payments e um dos financiadores da missão, ele foi o primeiro a abrir a escotilha e sair da cápsula do veículo Crew Dragon.

    A tripulação da missão contou ainda com outros três integrantes: seu amigo próximo e ex-piloto da Força Aérea dos EUA Scott “Kidd” Poteet; e as engenheiras Anna Menon e Sarah Gillis, da SpaceX.

    Os quatro fizeram história naquele dia como o primeiro grupo de civis a realizar uma caminhada espacial comercia.

    A equipe passou por um processo conhecido como pré-respiração, uma etapa destinada a purgar o nitrogênio do sangue para evitar que o gás forme bolhas — condição potencialmente letal — ao vivenciarem o vácuo do espaço.

    Isaacman e Gillis foram os únicos dois membros da tripulação a realmente sair da espaçonave e o fizeram por um total combinado de 20 minutos.

    Eles subiram em um auxílio de mobilidade — essencialmente uma escada que a SpaceX apelidou de skywalker — para se aventurar no vazio infinito e apreciar a vista.

    Astronauta da missão Polaris Dawn sai da cápsula Crew Dragon, da SpaceX • Reprodução/YouTube

    A missão em que Isaacman caminhou no espaço foi a segunda viagem ao espaço.

    Ele já fez uma viagem menos arriscada em 2021, em outra missão da SpaceX, chamada Inspiration4 — a primeira missão espacial com tripulação inteiramente civil.

    O bilionário é um dos idealizadores da missão Polaris Dawn e, por isso, teve um papel importante na hora de selecionar quem seriam seus companheiros de tripulação.

    Isaacman é o fundador e CEO da Shift4, empresa líder em soluções integradas de processamento de pagamentos nos Estados Unidos — responsável por administrar os pagamentos para cerca de um terço dos restaurantes e hotéis do país.

    Parte da lista de bilionários da Forbes, ele fundou a empresa no porão da casa de seus pais em Nova Jersey, em 1999, quando tinha apenas 16 anos.

    Em 2011, ele também fundou a Draken International, uma empresa de defesa que treina pilotos da Força Aérea dos EUA e possui a maior frota privada de aeronaves militares do mundo.

    Isaacman é piloto e possui mais de 7.000 horas de voo de experiência em aviação.

    Conheça a Crew Dragon, nave que vai “salvar” astronautas da Starliner

    *Com informações da Reuters

    Tópicos