Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Israelense ou palestino? Saiba qual termo foi mais buscado no Google

    Pesquisas pelos dois termos dispararam desde o ataque do grupo radical islâmico Hamas, mostram dados do Google Trends

    Leonardo Rodriguesda CNN , São Paulo

    Desde que o grupo radical islâmico Hamas atacou Israel, em 7 de outubro, o interesse das pessoas pelo que está envolvido no conflito cresceu. É o que revela o Google Trends, plataforma que reúne os termos, frases e temas mais pesquisados no buscador.

    A ferramenta permite comparar o interesse do público por um termo em diferentes períodos. Quando essa reportagem informar, por exemplo, que o interesse por um “tema X” cresceu 50% em determinada data, a comparação se dá com o quanto as pessoas fazem pesquisas sobre o “tema X” normalmente.

    Conflito move buscas

    No livro “Todo Mundo Mente: O que a internet e os dados dizem sobre quem realmente somos”, o economista norte-americano Seth Stephens-Davidowitz afirma que as pessoas podem mentir para seus amigos, médicos e pesquisas de opinião, mas não ao fazer uma pesquisa no principal buscador da internet — afinal, elas precisam de respostas efetivas para suas dúvidas.

    Na data do ataque surpresa que desencadeou o conflito, o Google Trends mostra que as buscas por “israelense” cresceram 43% no mundo em relação à média de interesse pelo tema.

    No caso de “palestino”, houve uma alta de 39%. O termo, que faz referência a quem nasce na Palestina, teve um pico de interesse global um dia após a invasão.

    Já as buscas pelos originários de Israel tiveram sua maior alta na última quinta-feira (12). Na ocasião, o Hamas convocou o “Dia da Raiva” internacional e provocou alertas de segurança no país.

    Três brasileiros foram encontrados mortos na região do conflito e, desde então, o governo mobiliza aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para resgatar outros cidadãos que estão em zonas de perigo. No caso dos palestinos, o principal crescimento se deu no Chile.

    Associações a Jesus

    Os brasileiros relacionam com frequência suas pesquisas por israelenses e palestinos à origem de Jesus Cristo, de acordo com o Google Trends.

    No país, há uma ascensão das perguntas “Jesus era palestino ou isralense” e “Jesus era palestino” em buscas relacionadas a “israelenses”. Ambas ficam atrás apenas da associação a “Hamas”, organização responsável pelos atos terroristas contra esse povo.

    Essa relação também é verificada nas pesquisas por “palestinos”, à frente de duas dúvidas em relação ao grupo extremista.

    Mundialmente, o fenômeno não se repete. Os assuntos que mais crescem em buscas relacionadas ao termo incluem “judeu”, “Hamas palestina” e “Israel y Palestina”, condizentes com o confronto militar em curso.

    As pesquisas relacionadas em ascensão entre quem busca por “palestinos” no Google, segundo o Google Trends / Reprodução / Google Trends

    Veja imagens do conflito entre Israel e Hamas:

    Tópicos