Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Influenciador alerta sobre novo golpe do pix com IA que recria voz de qualquer pessoa

    Ferramenta pode ser abastecida com áudios e vídeos criados por usuários das redes sociais; veja como se proteger

    Criador do "Almanque SOS" aconselha a criar uma palavra-chave com a família
    Criador do "Almanque SOS" aconselha a criar uma palavra-chave com a família Reprodução

    Flávia Martinsda CNN

    Dario Centurione, influenciar do perfil “Almanaque SOS”, viralizou nas redes sociais ao alertar sobre um novo tipo de golpe digital sofrido pelo próprio pai.  

    Segundo Dario relata no vídeo, que já conta com mais de 140 mil curtidas, o pai dele mandou uma mensagem dizendo que lhe havia emprestado R$ 600 reais. Sem entender o contexto, ele perguntou: “Pra quê?”. Em seguida, o pai o envia o comprovante de Pix em que aparece um destinatário chamado “Raphael” – que claramente não é ele. 

    Acostumado a compartilhar “hacks” e dicas do dia a dia com seus seguidores, Dario explicou o que tinha acontecido, dizendo que o pai havia recebido uma ligação com a sua voz pedindo dinheiro emprestado para pagar uma conta.  

    @almanaquesos

    Cuidado com o golpe que imita voz (Inteligência Artificial), crie agora uma PALAVRA CHAVE #AprendaNoTikTok #EuTeEnsino AgoraVoceSabe

    ♬ som original – Almanaque SOS

    Como funciona?

    O influenciador, então, esclarece o público e explica sobre a ferramenta de inteligência artificial que está por trás do golpe. Segundo ele, é necessário fazer o upload de qualquer vídeo de uma única pessoa. Em seguida, depois de a ferramenta “aprender” a voz, basta digitar um texto, que ele será dito com a voz muito similar a da vítima em questão.

    Dario ainda completa o vídeo tentando enganar o pai, só que desta vez com seu próprio áudio. E consegue. Ao final, ele dá uma dica para seus seguidores: combinar uma palavra-chave com a família e amigos.  

    Desta forma, sempre que houver uma situação “duvidosa”, é possível perguntar pela palavra-chave. Se a pessoa não souber, mistério resolvido.  

    Nos comentários, seguidores relatam já terem sofrido golpes parecidos, inclusive com adulteração de imagem, enquanto outros dizem já ter adotado a estratégia da palavra-chave para toda e qualquer ligação rotineira. 

    Caiu no golpe do Pix? Saiba o que fazer e como se proteger.