Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Helicóptero da Nasa voa com sucesso para novo destino em Marte

    Ingenuity atingiu novo recorde de altura – 10 metros – para tirar imagens coloridas e em preto e branco de novo campo de aviação em voo que durou 108 segundos

    Ashley Strickland, da CNN

    Após quatro voos históricos, o helicóptero da Nasa Ingenuity voou com sucesso para um novo destino em Marte. O equipamento de 1,8 quilos realizou um voo somente de ida para seu novo campo de aviação na sexta-feira (7).

    Como em voos anteriores, o Ingenuity decolou do Wright Brothers Field, mas dessa vez ele não voltou para lá. A nave subiu 5 metros no ar e se deslocou 129 metros para o sul – refazendo o caminho de seu quarto voo enquanto procurava o próximo local.

    O helicóptero também atingiu um novo recorde de altura de 10 metros para tirar imagens coloridas e em preto e branco deste novo campo de aviação. Após registrar um voo de 108 segundos, o Ingenuity pousou em sua nova casa.

    “O quinto voo do Mars Helicopter é outra grande conquista para a agência”, disse Bob Pearce, administrador da Diretoria de Missão de Pesquisa Aeronáutica da Nasa, em um comunicado. 

    “O sucesso contínuo da Ingenuity prova o valor de reunir os pontos fortes de diversos conjuntos de habilidades de toda a agência para criar o futuro, como pilotar uma aeronave em outro planeta!”

    O voo começou às 16h33 (horário de Brasília) e os dados foram enviados de volta para a sala de controle onde a missão é gerenciada no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa em Pasadena, na Califórnia, por volta das 20h31 (horário de Brasília).

    “Damos adeus à nossa primeira casa marciana, Wright Brothers Field, com agradecimento pelo apoio prestado aos históricos primeiros voos de um helicóptero planetário”, disse Bob Balaram, engenheiro-chefe da Ingenuity Mars Helicopter no JPL.

    “Não importa para onde vamos a partir daqui, sempre levaremos conosco um lembrete do quanto aqueles dois fabricantes de bicicletas de Dayton significaram para nós durante nossa busca pelo primeiro voo em outro mundo.”

    O rover Perseverance, que tem capturado vídeos e imagens dos voos do helicóptero, também compartilhou o áudio coletado do quarto voo do Ingenuity usando seus microfones.

    Esta é a primeira vez que uma espaçonave em outro planeta registra os sons de outro equipamento. O Perseverance foi capaz de captar o zumbido sutil do helicóptero enquanto estava estacionado a 80 metros de distância.

    Ao longo de suas excursões aéreas, a Ingenuity demonstrou que o voo motorizado e controlado é possível em outro planeta. O helicóptero em Marte também superou todos os desafios para voar mais rápido, por mais tempo e mais longe que o voo anterior.

    “Os Wrights também fizeram isso”, escreveu Josh Ravich, chefe de engenharia mecânica da Ingenuity Mars Helicopter no JPL, em uma atualização sobre o helicóptero. “Eles não desistiram depois de um voo bem-sucedido com o Flyer I, ou mesmo os outros três voos que fizeram naquele dia histórico de dezembro de 1903.”

    Os irmãos Wright voaram mais alto e mais longe usando versões atualizadas do Flyer em 1904 e 1905 e transportaram seu primeiro passageiro em 1908.

    “Em certo sentido, ao longo de três semanas e quatro voos, a equipe da Ingenuity passou dos irmãos Wright de 1903 para os irmãos Wright de 1908, mas em semanas, em vez de anos”, escreveu Ravich.

    A Ingenuity está se mantendo bem em Marte, e seu sistema de energia está fornecendo o suficiente para manter o helicóptero aquecido durante as noites geladas de Marte e voar durante o dia.

    “Nosso helicóptero é ainda mais robusto do que esperávamos”, escreveu Ravich.

    A engenhosidade não está apenas fazendo história, mas traz consigo um pouco de história. Um pedaço de tecido do tamanho de um selo postal que cobria uma das asas do Flyer 1 dos irmãos Wright está preso a um cabo sob o painel solar do helicóptero. Ravich e o engenheiro de teste e colega de equipe Chris Lefler anexaram o material ao Ingenuity enquanto ele estava sendo construído na Terra.

    “Os Wrights mostraram o que poderia ser realizado com uma combinação de trabalho em equipe, criatividade e tenacidade – e um pouco de engenhosidade e perseverança”, escreveu Ravich, fazendo uma referência aos nomes dos dois equipamentos em inglês (ingenuity e perseverance).

    “No dia do voo, quando olho ao redor da sala e online em nossa equipe, vejo muito do mesmo tipo de visão e tenacidade / espírito que fez dos irmãos Wright quem eles eram. Juntos, continuamos nossos momentos de irmãos Wright em Marte.”

    (Texto traduzido; leia o original em inglês)

    Tópicos