Embraer anuncia parceria e pedidos no setor de eVTOLs com empresas da Austrália
Nova parceria adicionará eVTOLs à frota existente de mais de 50 aeronaves de asa fixa e rotativa; Embraer quer decidir sobre projeto de turboélice ainda este ano
A Eve UAM, LLC, uma empresa da Embraer, Aviair e HeliSpirit, parte do grupo HM Consolidated, anunciaram nesta quarta-feira (16) no Singapore Airshow uma parceria entre Eve e HeliSpirit.
A colaboração contempla uma encomenda de até 50 eVTOLs (do inglês, Electric Vertical Take-off and Landing), com voos a partir de 2026.
Em nota, a empresa lembra que a Aviair e HeliSpirit atendem algumas das atrações turísticas mais emblemáticas da Austrália Ocidental, nas regiões de Kimberley, South-West e Perth.
A nova parceria adicionará eVTOLs à frota existente da empresa, de mais de 50 aeronaves de asa fixa e rotativa nestes locais.
O diretor executivo da Aviair e HeliSpirit, Michael McConachy, destacou que este ano a HeliSpirit completa 20 anos credenciada como líder de viagens sustentáveis, entrando para o Hall da Fama do Eco Turismo na Austrália.
“Este é um ótimo momento para se comprometer a reduzir significativamente nossa pegada de carbono, operando aeronaves elétricas de emissão zero”, completa McConachy.
“A tecnologia do eVTOL da Eve está bem alinhada com nosso modelo de negócios e com o desejo de estarmos na vanguarda das soluções neutras em carbono para a indústria da aviação. A pegada de baixo ruído da aeronave a torna particularmente adequada para operações em ambientes naturais sensíveis, incluindo parques nacionais e áreas tombadas pelo Patrimônio Mundial, bem como para deslocamentos urbanos que fornecem soluções rápidas e eficientes de mobilidade para viajantes de negócios e turismo”, acrescentou McConachy.
Já Andre Stein, co-CEO da Eve, afirma que a iniciativa é um marco significativo para a empresa.
“Nossa parceria abre um importante mercado na Austrália Ocidental que verá nossas aeronaves servindo a atrações turísticas icônicas do país, com voos de emissão zero e baixo ruído”, disse.
Microflite
A Eve UAM, LLC e a Microflite, uma das principais operadoras de helicópteros da Austrália, anunciaram, também nesta quarta, um pedido de até 40 eVTOLs com o objetivo de apoiar o início de novas operações de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) na Austrália, em 2026.
Em nota, a empresa brasileira afirma que a Microflite e Eve planejam iniciar sua parceria usando helicópteros como prova de conceito para validar parâmetros que serão aplicados nas futuras operações dos eVTOLs.
Essa parceria também visa desenvolver novos serviços e procedimentos para criar um ambiente operacional seguro e dimensionado para as operações de eVTOL, em conjunto com comunidades e outras partes interessadas da indústria.
“Esse pedido se baseia na parceria que estabelecemos com a Eve e valida o enorme potencial para aeronaves de emissão zero na Austrália. Depois de trabalhar junto com a Eve nos últimos meses, identificamos uma rede potencial de rotas e esperamos trabalhar em conjunto com parceiros comerciais e comunidades para priorizar essas rotas e testar operações selecionadas com nossa frota existente”, disse em comunicado Jonathan Booth, CEO da Microflite.
“Nossa parceria com a Microflite verá o início progressivo de operações neutras em carbono em preparação para as primeiras entregas de aeronaves de emissão zero em 2026. Esperamos aprender juntos e construir operações seguras e bem dimensionadas com o apoio das comunidades locais”, acrescenta André Stein, co-CEO da Eve.
Beneficiando-se de uma mentalidade de startup e respaldada pelos mais de 50 anos de história da Embraer na fabricação de aeronaves e experiência em certificação, a Eve oferece um conjunto de produtos e serviços com altos níveis de padrões de segurança.
Além do programa de aeronaves, a Eve aproveita a experiência da Embraer e da Atech, subsidiária do Grupo Embraer, para fornecer um software de gerenciamento de tráfego aéreo e criar soluções que ajudarão a dimensionar, com segurança, a indústria de UAM no futuro.
Embraer quer decidir sobre projeto de turboélice ainda este ano
A Embraer espera decidir no final deste ano ou no início do próximo ano sobre o lançamento de um novo avião turboélice que pode entrar em serviço por volta de 2027, disse o chefe de aviação comercial nesta quarta.
A empresa também está conversando com os fabricantes de motores Pratt & Whitney, Rolls-Royce e GE sobre o fornecimento de um propulsor para o avião. Uma decisão é prevista para o segundo semestre deste ano, disse o presidente de aviação comercial da Embraer, Arjan Meijer, durante a feira de aviação de Singapura.
Em meados de agosto passado, o vice-presidente de engenharia e tecnologia da Embraer, Luís Carlos Affonso, afirmou que a empresa estava estudando o desenvolvimento de uma aeronave turboélice que vai usar o mesmo design dos jatos comerciais da companhia, com os motores instalados na cauda.
A aeronave seria capaz de transportar entre 70 e 90 passageiros, e Affonso afirmou que o consumo de combustível seria pelo menos 20% menor que o de jatos, além de ser mais silenciosa para os passageiros que os turboélices atuais que têm os motores instalados nas asas.
Meijer se recusou a comentar sobre a eficiência de consumo de combustível do novo avião em relação aos turboélices atuais em uma indústria dominada pela ATR.
O executivo não informou estimativa de custo do programa do novo avião, mas acrescentou que a empresa está em negociações com vários parceiros financeiros e industriais para o desenvolvimento.
O presidente da Rolls-Royce Civil Aerospace, Chris Cholerton, disse que a empresa, que é voltada para motores de aeronaves de grande porte, está trabalhando para apresentar uma proposta de motor turboélice para a Embraer.
“Acho que veremos reduções significativas no consumo de combustível e, portanto, estamos muito otimistas sobre o potencial desse produto”, disse ele durante o evento.
Pratt & Whitney e GE não comentaram o assunto de imediato.
*Com Reuters.