Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Em oposição ao sol, Saturno poderá ser visto a olho nu na Terra neste sábado (7)

    É o melhor dia para observar o planeta, que vai atingir seu brilho máximo até a madrugada de domingo (8)

    Marina Toledoda CNN

    Saturno vai ficar em oposição ao sol na noite deste sábado (7) e na madrugada de domingo (8) e poderá ser visto a olho nu na Terra, marcando o melhor período para observar o planeta em 2024. Ele alcançará seu maior brilho do ano.

    A oposição ocorre quando a Terra fica entre o Sol e o planeta, formando uma linha reta, segundo o Observatório Nacional. O fenônemo marca o único momento em que é possível perceber o efeito Seeliger, quando os anéis ficam bem mais claros que o normal devido à incidência de luz perpendicular aos cristais de gelo dos anéis.

    Saturno entra em oposição quase todos os anos terrestres. Mais precisamente, as oposições de Saturno têm aproximadamente 378 dias de intervalo e ocorrem cerca de duas semanas depois a cada ano. No ano passado, por exemplo, a Oposição ocorreu no dia 27 de agosto.

    Confira aplicativos de astronomia para ajudar a localizar e acompanhar os fenômenos astronômicos no céu noturno.

    Veja abaixo os principais fenômenos astronômicos do mês de setembro, de acordo com o guia de efemérides astronômicas do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    • 1/9: Conjunção entre Lua e Mercúrio na constelação de Leão. Os astros estarão muito próximos do horizonte oeste, durante o crepúsculo, antes do amanhecer.
    • 5/9: Conjunção entre a Lua e Vênus antes do anoitecer, direção oeste, na constelação de Virgem. Nos dias 04 e 05, Lua, Vênus e a estrela Spica formarão belo trio celeste.
    • 7/9: Saturno em oposição com o Sol. O planeta poderá ser visto durante toda a noite na constelação de Aquário.
    • 17/9: Conjunção entre a Lua e Saturno no começo da noite, direção leste, na constelação de Aquário. Além disso, a Lua Cheia em evento de Superlua e poderá ser vista durante toda a noite na constelação de Aquário. Também ocorre um eclipse lunar parcial, que poderá ser visto em todas as Américas na transição da noite do dia 17 para o dia 18. O eclipse será, entretanto, muito tênue, com a Lua sendo encoberta em apenas 0,08%.
    • 20/9: Netuno em oposição com o Sol. O planeta poderá ser visto (com uso de pequenos telescópios em céus escuros) durante toda a noite na constelação de Áries.
    • 22/9: Equinócio de primavera no hemisfério sul (começo da primavera) às 09h43.
    • 23/9: Conjunção entre a Lua e Júpiter na metade da noite, direção leste, na constelação de Touro.
    • 25/9: Conjunção entre a Lua e Marte no começo da madrugada, direção leste, na constelação de Gêmeos.
    • 27/9: Periélio do cometa C/2023 A3 (Tsuchinschan-ATLAS). Este astro estará visível, por meio de binóculos e possivelmente a olho nu, em céus escuros, na última semana do mês, quando irá transitar pela constelação de Sextante, direção leste.

    Veja também: a superlua azul de 19 de agosto ao redor do platena

    [cnn_galeria active=”false” id_galeria=”9946777″ title_galeria=”Superlua azul de 19 de agosto: veja fotos do fenômeno ao redor do planeta”/]

    Poluição por satélite ameaça alterar nossa visão do céu noturno

    Tópicos