Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eclipse total da Lua ocorre nesta madrugada; saiba tudo sobre

    Fenômeno também é chamado de Lua de Sangue, por conta da cor que nosso satélite natural adquire no momento

    Fernanda Pinottida CNN

    Um eclipse total da Lua ocorre na madrugada desta quinta (13) para sexta-feira (14) e será visível de todo o Brasil. O fenômeno também costuma ser chamado de Lua de Sangue, já que, ao ser encoberto pela sombra da Terra, nosso satélite natural adquire uma cor avermelhada.

    Os eclipses lunares ocorrem quando a Terra está entre o Sol e a Lua, que fica momentaneamente encoberta pela sombra terrestre.

    Que horas acontece o eclipse total da Lua?

    A sombra da Terra é dividida em duas regiões: umbra, que não recebe nenhuma iluminação do Sol, e penumbra, que ainda é iluminada por uma porção de raios solares.

    A parte penumbral do eclipse lunar desta semana terá início às 00h57 (horário de Brasília), logo no início da madrugada de sexta-feira. No entanto, o eclipse penumbral é quase imperceptível a olho nu para nós aqui da Terra.

    O espetáculo de verdade terá início às 2h09 da madrugada, quando parte da Lua começa a ser encoberta pela umbra e o eclipse se torna visível a olho nu. A totalidade do eclipse lunar – ou seja, quando a Lua toda ficará encoberta – terá início às 3h26, atingirá seu máximo às 3h58, e terminará às 4h31.

    Quais os melhores locais para observar o eclipse total da Lua?

    Mesmo que o fenômeno seja visível de todo o território brasileiro, ainda é possível tomar alguns cuidados para garantir que você consiga avistar o espetáculo completo no céu noturno.

    Para ter uma vista privilegiada do eclipse lunar em sua totalidade, é importante garantir que o seu local de observação tenha uma vista desimpedida do horizonte oeste. O eclipse terá início quando a Lua ainda estiver alta no céu, mas terminará quando o satélite estiver quase se pondo atrás do horizonte nessa direção.

    Como observar o eclipse total da Lua?

    Diferentemente do eclipse solar, a boa notícia é que para acompanhar o eclipse lunar não é necessário nenhum tipo de precaução.

    Quem estiver em uma região com pouca visibilidade também pode recorrer à transmissão ao vivo do Observatório Nacional, que acontece a partir das 0h30, no horário de Brasília.

    Vai ter eclipse em 2025? Veja calendário dos fenômenos

    *Com informações de Giovana Christ, da CNN

    Tópicos