Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eclipse solar parcial: saiba tudo sobre o fenômeno deste sábado (29)

    Fenômeno até poderá ser visto do Brasil, especificamente no norte do Amapá, mas com uma porcentagem muito pequena

    Flávio Ismerimda CNN

    O mundo viverá, neste sábado (29), o primeiro eclipse solar do ano de 2025. O evento acontecerá a partir das 5h50 (horário de Brasília) e será visível em diversas partes do planeta, incluindo América do Norte, Europa, África, norte da Ásia e algumas áreas da América do Sul.

    O eclipse parcial do Sol até poderá ser visto do Brasil, especificamente no norte do Amapá, mas com uma porcentagem muito pequena. eclipse parcial atingirá seu máximo às 7h59 e terminará às 9h34. No entanto, ele pode ser observado pelo canal no YouTube do portal Time and Date, a partir das 6h30 (horário de Brasília). Assista ao vídeo abaixo:

    Se há algumas semanas foi a Terra que se colocou entre a Lua e Sol, projetando sua sombra sobre nosso satélite natural e causando um eclipse lunar, desta vez é a Lua que se colocará entre nosso planeta e o Sol.

    Um eclipse parcial do Sol acontece quando a Lua fica posicionada entre o astro e nosso planeta, bloqueando uma parte dos raios solares e fazendo com que o Sol pareça ter sido “mordido” no céu.

    Segundo a Nasa, a Lua passará na frente e bloqueará parcialmente o Sol, projetando uma sombra em partes do Hemisfério Norte. A região central da sombra da Lua, onde o Sol pareceria completamente bloqueado, não atinge a Terra, sendo assim, ninguém poderá ver o fenômeno por completo desta vez.

    Veja dicas de observação

    • Não olhe para o Sol sem proteção;
    • Se você estiver nos locais em que o fenômeno será visível, saiba que não é seguro olhar para um eclipse solar sem equipamentos adequados, pois isso pode causar lesões graves nos olhos;
    • Também não é recomendado vê-lo por lentes de câmera, binóculos ou telescópios sem um filtro adequado;
    • O ideal é utilizar lentes com padrão ISO 12312-2, que não estão presentes em óculos de sol normais. Vale lembrar que óculos de sol comuns não são seguros para olhar diretamente para o Sol, por mais escuras que sejam as lentes.
    • Os acessórios podem ser comprados até mesmo pela internet, mas é importante se certificar de que eles cumprem as normas de segurança;
    • Caso no dia do eclipse você não disponha de um equipamento seguro para observar o fenômeno, outra possibilidade é recorrer da observação indireta, feita através de uma projeção.

    Veja aqui quais os próximos eclipses de 2025. 

    *Com informações de Caroline Ferreira, Mariana Valbão e Fernanda Pinotti, da CNN

    Veja também: “Lua de sangue” é observada em todo o Brasil

    Nasa desenvolve nova técnica de mapear rotas de eclipses; entenda

    Tópicos