Dois flamingos do mesmo sexo criam filhote após chocarem o ovo juntos
Especialistas dizem que sucesso na incubação entre dois machos destaca instintos parentais inatos e flexibilidade social das aves
Sete filhotes fofos de flamingos chilenos estão em exibição em um zoológico no sudoeste da Inglaterra pela primeira vez desde 2018 — e um deles é particularmente notável pela maneira como chegou ao mundo. Dois flamingos machos, chamados Arthur e Curtis, chocaram com sucesso um ovo juntos — uma estreia para o Zoológico de Paignton.
O zoológico já teve vários pares de machos em temporadas de reprodução anteriores, então o casal do mesmo sexo não foi uma surpresa inesperada, disse Pete Smallbones, curador de aves do zoológico. Mas o zoológico não tem certeza de como exatamente o casal adquiriu o ovo.
“É provável que este ovo tenha ficado disponível — desprotegido, meio que apenas deixado (em um ninho) — e eles aproveitaram a oportunidade,” disse Pete Smallbones. “Como um departamento de aves, estamos mais do que cientes de que é algo conhecido entre flamingos, pinguins e outras espécies terem pares do mesmo sexo. Portanto, não foi um choque — suponho que tenha sido uma leve surpresa, apenas porque não era o esperado (um par macho e fêmea).”
Durante a temporada de reprodução, os casais geralmente passam mais tempo juntos e seguem um ao outro pelo recinto, mas um par é confirmado quando dois pássaros escolhem um ninho para compartilhar, onde eles se revezam sentando no monte de lama, com ou sem um ovo. Este ano, no entanto, um par do mesmo sexo teve um ovo para chocar. Embora dois machos chocando um ovo juntos seja algo notavelmente raro, isso já aconteceu algumas vezes em outros zoológicos.
O sucesso na incubação entre dois machos destaca os instintos parentais inatos e a flexibilidade social dessas aves, segundo especialistas. Também ressalta a necessidade de discussão sobre os flamingos chilenos, que estão próximos de ser ameaçados de extinção e cujo número está diminuindo na natureza e em sua terra natal, a América do Sul, de acordo com o comunicado de imprensa do zoológico. E os especialistas têm algumas teorias sobre como e por que essa união ocorreu.
“Birds of a feather”
Os flamingos chilenos podem ser exigentes quando se trata de reprodução. Na natureza, observações mostraram que a espécie pode evitar a reprodução por até nove anos, enquanto os pássaros aguardam que as condições climáticas e ambientais sejam ideais, disse Smallbones. Mas mesmo no zoológico, que fornece seus ninhos de lama preferidos, eles muitas vezes não se reproduzem todos os anos.
Um ano, no Zoológico de Paignton, os ovos de flamingo que foram postos várias semanas atrasados tiveram que ser retirados, pois os filhotes provavelmente não sobreviveriam nas condições climáticas mais frias, disse Smallbones. Preocupações com a gripe aviária interromperam outra temporada de reprodução anterior, já que as aves foram removidas do recinto como precaução de segurança, acrescentou.
O filhote de Curtis e Arthur, que ainda não tem nome, tem quase um mês de vida e parece estar se desenvolvendo bem, disse Smallbones. “Os pais estão obviamente fazendo um ótimo trabalho.” O filhote foi observado explorando a exposição com outro filhote com aproximadamente a mesma idade, mas ainda retorna a Curtis e Arthur para se alimentar.
Embora os dois machos sejam o único par do mesmo sexo que o zoológico conhece nesta temporada de reprodução, o zoológico pode potencialmente receber mais filhotes este ano, pois vários ovos ainda estão sendo incubados, de acordo com o comunicado de imprensa.
Impulso
Vários outros zoológicos observaram pares do mesmo sexo entre certas espécies de aves. Há até várias histórias de sucesso na incubação de ovos, como em 2007, quando o Wildfowl & Wetlands Trust em Gloucestershire confiou um ovo abandonado a dois flamingos machos, e em 2018, quando dois pinguins machos no Aquário Sea Life em Sydney também se tornaram pais adotivos de um filhote.
“Estar em um par do mesmo sexo é uma ocorrência relativamente comum em flamingos em cativeiro, devido ao tamanho reduzido dos bandos,” disse Paul Rose, biólogo e professor sênior de comportamento animal na Universidade de Exeter. “Na verdade, chocar um ovo é mais incomum. Esses dois flamingos machos provavelmente estavam muito interessados em nidificar, mas não conseguiram atrair uma parceira fêmea, então o mesmo impulso de nidificação os uniu.”
Às vezes, pares de flamingos do mesmo sexo foram observados perturbando outros ninhos — já que flamingos chilenos nidificam em bandos — na tentativa de obter seus próprios ovos, disse Rose.
Na natureza, os bandos de flamingos chilenos podem ter centenas de indivíduos durante a temporada de reprodução, de acordo com Rose. O Zoológico de Paignton atualmente tem 26 flamingos fêmeas e 25 flamingos machos na exposição, o que sugere que há fêmeas suficientes para que os machos possam formar pares, disse Smallbones. Embora mais pesquisas sejam necessárias para determinar por que ocorrem pares de aves do mesmo sexo, é possível que Arthur e Curtis tenham encontrado um ovo de um casal de macho e fêmea que não estava sendo cuidado e aproveitaram a oportunidade para cuidar dele, ou que tenham assumido o ninho de outro casal, disse Smallbones.
“It takes two”
Flamingos frequentemente têm parcerias não reprodutivas que consistem em associações do mesmo sexo, de acordo com um estudo de junho de 2020 liderado por Rose. As aves tendem a ser “muito seletivas com quem gostam de passar o tempo e ativamente procuram alguns pássaros em um bando e evitam outros,” acrescentou Rose em um e-mail. “Não me surpreende que dois flamingos machos sejam bem-sucedidos em criar um filhote por causa de sua flexibilidade social, mas não acredito que essa teria sido sua primeira escolha de parceiro reprodutivo.”
Embora casais de aves do mesmo sexo sejam mais registrados em cativeiro do que na natureza, de acordo com Rose, várias espécies de albatrozes — tipos de aves marinhas — têm mais fêmeas do que machos na população e, ocasionalmente, as fêmeas se unem para criar um ovo, ou ambas colocam ovos e cuidam deles juntas, disse Kevin McGowan, ornitólogo do Laboratório de Ornitologia de Cornell.
Assim como os flamingos, chocar um ovo e cuidar de um filhote de albatroz requer dois pais dedicados, pois a incubação do ovo pode durar até 60 dias — cerca de 28 dias no caso dos flamingos — e ambos os pais precisam fornecer alimento para o filhote.
“Você não consegue fazer isso sozinho. Então, essas aves descobriram como fazer isso funcionar. Está em seus instintos querer cuidar de um ovo, independentemente das circunstâncias,” disse McGowan. Para Arthur e Curtis, o forte instinto natural de reprodução foi provavelmente o que motivou a formação do casal do mesmo sexo. “Há um grande desejo de ter filhotes, e esses dois (Arthur e Curtis) descobriram como fazer isso,” acrescentou McGowan.
Pesquisas sobre a ocorrência de pares do mesmo sexo na natureza poderiam fornecer mais informações sobre os possíveis benefícios adaptativos desse comportamento, como no caso de um flamingo selvagem que perdeu seu parceiro, mas tinha um ovo para cuidar, disse Rose. “Isso demonstra o quão engenhosos os animais podem ser quando estão determinados a fazer algo em um momento ou estação específica do ano.”
Galinhas ficam coradas quando estão animadas ou com medo, diz estudo