Dinossauro com armadura de espinhos é descoberto na China
Espécie provavelmente viveu de 192 milhões a 174 milhões de anos atrás, diz estudo


Uma nova espécie de dinossauro do início do período Jurássico foi descoberta no Sudoeste da China, de acordo com um estudo publicado na terça-feira (15) no periódico eLife.
Os cientistas originalmente encontraram restos mortais de um dinossauro com armadura, que chamaram de Yuxisaurus kopchicki, em 2017 na região de Yuxi, na província de Yunnan, uma área que tem sido um ponto de acesso para descobertas de dinossauros. A pesquisa sobre os espécimes começou em 2019, de acordo com o autor do estudo Shundong Bi, professor da Universidade de Indiana, da Pensilvânia.
A criatura antiga pertence ao grupo thyreophoran, o mesmo que seu “primo” distante, o Stegosaurus, disse o autor do estudo Paul Barrett, pesquisador do Museu de História Natural de Londres.
O dinossauro provavelmente viveu de 192 milhões a 174 milhões de anos atrás e é o primeiro tireóforo desse período a ser identificado na região, de acordo com o estudo.
“Este é o primeiro dinossauro com armadura a ser nomeado de todo o continente asiático e ajuda a mostrar como o grupo se espalhou pelo mundo logo após sua origem, apenas alguns milhões de anos antes”, disse Barrett por e-mail.
O Yuxisaurus kopchicki provavelmente media de 2 a 3 metros de comprimento e comia plantas de baixo crescimento, como samambaias e cicas, disse ele.
Uma coleção de diversos fósseis
Uma série de placas ósseas envolveram o animal, cobrindo seu pescoço, costas e membros, com grandes pontas espalhadas no topo da armadura, disse Barrett.
Os espinhos serviram a vários propósitos: desviar as mandíbulas e dentes da maioria dos predadores, além de possivelmente ser uma ferramenta para se exibir para outros membros de sua própria espécie durante disputas territoriais ou por parceiros, explicou ele.
Alguns animais modernos que se comportam de forma semelhante são porcos-espinhos e ouriços, disse Bi.
Mais de 120 depósitos ósseos foram recuperados do local de escavação, dando aos pesquisadores material suficiente para confirmar uma nova espécie, disse ele.
Os achados incluíam vários fragmentos de um único esqueleto, incluindo partes das placas de armadura, membros, mandíbulas e crânio. A construção pesada e a armadura distinta do dinossauro indicavam que os pesquisadores tinham uma nova espécie em suas mãos, disse Bi.
Além disso, as descobertas mostram a diversidade do grupo de dinossauros e a rapidez com que se espalharam pelo hemisfério Norte, disse ele.
Os parentes mais próximos do dinossauro com armadura são o herbívoro Scelidosaurus e o Emausaurus – ambos originados na Europa durante o período Jurássico, disse Barrett.
Conheça o Museu dos Dinossauros de Peirópolis, em Minas Gerais
- 1 de 17
O Museu dos Dinossauros está localizado em Peirópolis, distrito rural de Uberaba, em Minas Gerais • Elioenai Amuy/UFTM
- 2 de 17
O Museu dos Dinossauros é uma iniciativa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro • Elioenai Amuy/UFTM
- 3 de 17
A região de Peirópolis é considerada um dos principais sítios arqueológicos do Brasil • Elioenai Amuy/UFTM
-
- 4 de 17
O local fica próximo à região do morro da Serra do Veadinho, em Minas Gerais • Elioenai Amuy/UFTM
- 5 de 17
A região de Peirópolis é bastante conhecida pelos achados de vários fósseis de vertebrados em bom estado de conservação • Elioenai Amuy/UFTM
- 6 de 17
Pesquisadores e paleontologistas atuam na identificação de espécies de dinossauros • Elioenai Amuy/UFTM
-
- 7 de 17
O Museu dos Dinossauros conta com exposições que contemplam acervos didáticos de paleontologia • Luis Adolfo/UFTM
- 8 de 17
Os visitantes realizam uma viagem no tempo com a observação de fósseis e réplicas dos dinossauros • Luis Adolfo/UFTM
- 9 de 17
O horário de funcionamento do Museu dos Dinossauros é de terça-feira a domingo, das 8h às 17h • Luis Adolfo/UFTM
-
- 10 de 17
- 11 de 17
A entrada no museu é gratuita e não há necessidade de agendamento prévio • Luis Adolfo/UFTM
- 12 de 17
-
- 13 de 17
- 14 de 17
- 15 de 17
-
- 16 de 17
- 17 de 17