Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    DeepSeek: modelo de IA chinês apresenta instabilidade nesta quarta (29)

    Startup foi alvo de ataque cibernético no início desta semana em meio a boom no número de usuários

    Fernanda Pinottida CNN

    O novo assistente de inteligência artificial lançado pela startup chinesa DeepSeek apresenta instabilidade para alguns usuários na manhã desta quarta-feira (29).

    Ao tentar conversar com o DeepSeek, os usuários podem receber a mensagem: “The server is busy. Please try again later” (“O servidor está ocupado. Por favor, tente novamente depois”, em português).

    A plataforma informou, nesta quarta, que “o problema foi identificado e uma correção está sendo implementada”.

    A empresa responsável pelo modelo de IA que ganhou popularidade no mundo todo de maneira repentina foi alvo de um ataque cibernético na segunda-feira (27). Desde então, a plataforma tem enfrentado instabilidades e chegou a restringir a criação de novas contas de usuário.

    Veja o comunicado emitido pela empresa na terça-feira (28): “Devido a ataques maliciosos em grande escala aos serviços da DeepSeek, estamos limitando temporariamente os registros para garantir a continuidade do serviço. Os usuários existentes podem fazer login normalmente. Obrigado pela sua compreensão e apoio.”

    O problema no registro de novos usuários já foi solucionado, segundo a empresa.

    Lançamento do DeepSeek agitou o setor de IA

    No início do mês, a DeepSeek lançou um assistente de IA gratuito que, segundo a empresa, usa menos dados e custa apenas uma fração do custo dos modelos estabelecidos – como o ChatGPT, por exemplo –, o que pode marcar um ponto de virada no nível de investimento necessário para a IA.

    A chegada do modelo de IA DeepSeek-V3, que já ultrapassou o rival norte-americano da OpenAI em downloads na Apple Store, pode representar uma revolução no setor, já que levanta questões sobre a sustentabilidade do nível de gastos e investimentos em IA por empresas ocidentais, incluindo Apple e Microsoft.

    Enquanto isso, os papéis de Nvidia e Oracle derretiam nos mercados. A gigante do setor de tecnologia especializada em chips do taiwanês Jensen Huang perdeu o posto de empresa mais valiosa do mundo com o “efeito DeepSeek”.

    Alexa do ChatGPT? OpenAI lança novo recurso de assistente virtual

    Tópicos