Cosmonauta publica vídeo do Brasil visto da Estação Espacial Internacional; veja
Oleg Artemiev compartilhou imagens da foz do rio Amazonas estados do Pará e Amapá


O cosmonauta russo Oleg Artemiev compartilhou, em suas redes sociais, uma visão aérea do Norte do Brasil direto da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
O vídeo foi publicado na manhã desta quarta-feira (24) em sua conta do Instagram e mostra a foz do Rio Amazonas, conhecida como Delta do Amazonas — ela deságua no Oceano Atlântico, entre os estados do Pará e Amapá.

Com a canção “Mas que nada” (1966) ao fundo, Artemiev escreveu: “Motim de cores do Brasil da ISS!”.
Assista ao vídeo:
View this post on Instagram
Na semana passada, Artemiev foi repetidamente demandado a largar o que estava fazendo e retornar à câmara de ar da ISS por causa de um problema com seu traje espacial.
Durante uma transmissão ao vivo, funcionários da Nasa disseram que o cosmonauta nunca esteve em perigo.
Ainda assim, os problemas com a bateria que alimenta seu traje espacial foram preocupantes o suficiente para os controladores de voo ordenarem que ele retornasse à estação espacial com urgência e conectasse seu traje à energia da estação espacial.
Outras capturas da ISS
Em julho, as luzes das cidades brasileiras São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba foram fotografadas pela Estação Espacial Internacional.
As fotos, divulgadas pela Nasa, foram capturadas no dia 4, quando a ISS estava em uma órbita a 420 quilômetros acima do Brasil.
- 1 de 4
Rio de Janeiro, a segunda cidade mais populosa do Brasil, é fotografada durante uma passagem noturna orbital da Estação Espacial Internacional. As luzes dos barcos podem ser vistas espalhadas pela Baía de Guanabara. • Nasa / ISS
- 2 de 4
São Paulo, a cidade mais populosa do Brasil, pode ser diferenciada por suas luzes brilhantes em comparação com as luzes de rua mais amareladas de Guarulhos (à direita) • Nasa / ISS
- 3 de 4
Curitiba (PR), cidade de quase dois milhões de pessoas no Brasil, é fotografada durante uma passagem noturna orbital da Estação Espacial Internacional • Nasa / ISS
-
- 4 de 4
19 de agosto de 2021 - Estação Espacial Internacional orbitava acima da costa sudeste do Brasil no Oceano Atlântico em um nascer do Sol