Competição de fotografia revela imagens impressionantes de criaturas na natureza
Torneio foi criado para dar a ecologistas e biólogos a oportunidade de celebrar suas pesquisas de forma criativa
Um lagarto que respira bolhas, elefantes em busca de abrigo e um morcego voraz são apenas algumas das imagens em uma espetacular vitrine de criaturas estranhas e maravilhosas da natureza reveladas na competição de fotografia BMC Ecology and Evolution deste ano.
Mas é a foto de uma mosca infectada por um fungo “zumbi” que foi coroada a vencedora geral no segundo concurso anual do jornal da natureza.
A cena marcante capturada pelo fotógrafo espanhol Roberto García-Roa, da Universidade de Valência, foi a dos esporos frutíferos de um fungo parasita em erupção do corpo de uma mosca na Reserva Nacional Tambopata, no Peru.
A imagem “retrata uma conquista que foi moldada por milhares de anos de evolução”, disse García-Roa em um comunicado à imprensa.
“Os esporos do chamado fungo “zumbi” se infiltraram no exoesqueleto e na mente da mosca e a obrigaram a migrar para um local mais favorável ao crescimento do fungo”, disse ele.
Ele acrescentou que os corpos de frutificação do fungo serão posteriormente descartados para infectar mais vítimas.
Christy Anna Hipsley, membro sênior do conselho editorial da revista e uma das juradas da competição, comparou a imagem a algo observado na “ficção científica”.
[cnn_galeria active=”1863053″ id_galeria=”1863003″ title_galeria=”Competição de fotografia revela imagens de criaturas na natureza”/]
“Ilustra tanto a vida quanto a morte simultaneamente, pois a morte da mosca dá vida ao fungo”, disse ela.
Vencedores e vice-campeões também foram selecionados em quatro categorias: relações na natureza, pesquisa em ação, biodiversidade ameaçada e vida de perto.
Entre as imagens vencedoras estava a foto do fotógrafo norte-americano Brandon André Güell de embriões de perereca planadores se desenvolvendo dentro de seus ovos na Península de Osa, na Costa Rica, durante um evento de reprodução explosivo após uma tempestade.
A competição foi criada para dar aos ecologistas e biólogos evolucionários a oportunidade de celebrar suas pesquisas de forma criativa para enfatizar a necessidade de proteger a natureza, disseram os organizadores.