Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Como observar asteroide que passará próximo à Terra neste sábado

    Passando a apenas 290 mil km da Terra, o 2024 MK ficará mais próximo do nosso planeta que a Lua

    Fernanda Pinottida CNN

    asteroide 2024 MK passará bem perto da Terra neste sábado (29). Embora os cientistas afirmem que não há risco de colisão, o asteroide deve ser visível no céu noturno com o auxílio de um pequeno telescópio ou de um bom binóculos.

    O 2024 MK tem entre 120 e 260 metros de diâmetro, grande para um objeto que passará tão próximo ao nosso planeta — qualquer objeto com mais de 20 metros já pode causar danos ao solo em uma possível colisão.

    O asteroide vai passar a apenas 290 mil km da Terra, mais próximo que a Lua, que está a cerca de 384,4 mil km do nosso planeta.

    Como observar o asteroide 2024 MK?

    O momento no qual o asteroide deve atingir o ponto mais próximo da Terra será por volta das 10h45 do sábado. No entanto, neste momento, o asteroide não estará visível no Brasil, pois estará abaixo da linha do horizonte.

    Por isso, o melhor momento para observar o 2024 MK deve ser pouco antes do amanhecer, entre 5h e 6h. Neste momento, o asteroide deve estar visível próximo à linha do horizonte na direção oeste.

    Será difícil encontrar o objeto a olho nu, mas com o auxílio de um pequeno telescópio ou de um bom binóculos a tarefa se torna possível. Um local com poucas luzes, afastado da cidade e sem obstáculos que impeçam a visão do horizonte também podem facilitar a observação.

    O site The Sky Live está acompanhando a movimentação do asteroide 2024 MK e é possível usar o portal para conseguir localizar o objeto no céu em tempo real. Basta entrar no site clicando aqui e mudar as configurações para a sua localização.

    Para quem não está em um local que permite uma boa observação, o Virtual Telescope Project irá transmitir a passagem do asteroide ao vivo neste link.

    Asteroide recém-descoberto

    Mesmo que o 2024 MK não corra risco de colidir com a Terra, o fato de que ele foi descoberto apenas uma semana antes de sua passagem é um pouco preocupante.

    Um asteroide do tamanho do 2024 MK causaria danos consideráveis caso viesse na nossa direção e, por isso, descobrir sua vinda alguns dias antes deixou a comunidade científica alerta para a necessidade constante de aprimorar as tecnologias capazes de detectar objetos próximos da Terra.

    Dois asteroides na mesma semana

    O 2024 MK não é o único que passa próximo ao nosso planeta nesta semana. O asteroide (415029) 2011 UL21, com 2,3 km de diâmetro — maior que 99% de todos os objetos próximos à Terra conhecidos — passou pela Terra na quinta-feira (27).

    No entanto, o (415029) 2011 UL21 não chegou tão perto do planeta quanto o 2024 MK chegará. Mesmo em seu ponto mais próximo à Terra, ele estava cerca de 17 vezes mais distante do nosso planeta que a Lua.

    https://stories.preprod.cnnbrasil.com.br/ciencia/cientistas-descobrem-o-melhor-problema-ao-abrirem-amostra-de-asteroide/?_gl=1*15omloh*_gcl_au*NzMyMjU3MTQ2LjE3MTYzOTE5MzQ.*_ga*MTI2NzQwMDU5OC4xNzE2MzkxOTMy*_ga_XFKMH2HW60*MTcxOTU5NTA1My43Ni4xLjE3MTk1OTc2ODUuMzcuMC4w

    Tópicos