Começa o eclipse solar na América do Norte; acompanhe ao vivo
Assista ao evento através de transmissões da Nasa e do Observatório Nacional
Nesta segunda-feira (08), acontece um eclipse solar total visível em partes do México, dos Estados Unidos e do Canadá. O fenômeno em sua totalidade (quando a Lua encobre totalmente o Sol) tem início às 15h07 (horário de Brasília), na costa do México (oceano Pacífico), e termina às 16h46 (horário de Brasília) na costa atlântica do Canadá. A partir de cerca de 14h, algumas áreas da América do Norte já podem ter um eclipse parcial no céu.
Organizações como a Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) e o Observatório Nacional, do Brasil, se organizaram para permitir que todos possam observar o fenômeno por transmissões ao vivo. Veja abaixo:
Transmissão oficial Nasa
Transmissão Observatório Nacional
O que observar?
Não é em minutos que a Lua cobre o Sol. O evento começa com um eclipse parcial, momento em que o sol vai perdendo “fatias”. Cerca de 15 a 20 minutos antes da totalidade, o céu começa a adquirir uma cor estranha e escura, o que significa que o evento está atingindo seu ápice.

No momento em que a Lua começa a passar na frente do Sol, seus raios brilham ao redor da Lua, criando gotas de luz chamadas de pérolas de Baily. Conforme o eclipse vai chegando em sua totalidade, elas desaparecem.
Quando chega o grande momento do eclipse total, é formada uma coroa ao redor da Lua, que é o brilho do Sol que não foi coberto. Estrelas brilhantes ou planetas como Vênus podem brilhar no céu escuro, e a temperatura do ar cairá à medida que o sol desaparecer.
Depois que termina, as pérolas de Baily reaparecerão brevemente antes que o eclipse parcial retorne quando a Lua se move lentamente através do Sol.
Um eclipse solar total é um evento raro?
Ele acontece em média a cada 18 meses em algum lugar do planeta, segundo o Observatório Nacional, entretanto, por percorrerem uma faixa estreita, esse tipo de fenômeno parece raro.
Quando será o próximo eclipse solar total no Brasil?
Em 12 de agosto de 2045, às 15h58, um eclipse solar total começará a ser visto no estado do Amapá. A faixa do eclipse vai percorrer os estados do Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e termina na costa do Pernambuco por volta das 16h20.
As capitais Belém, São Luís, João Pessoa e Recife estão no caminho do eclipse solar total. Outras regiões próximas poderão ver um eclipse parcial. A duração da totalidade do eclipse pode passar dos 4 minutos em alguns locais.
Veja como foi o eclipse solar total de Abril
- 1 de 11
Eclipse solar total visto usando composição de 9 imagens feitas a partir de Mazatlán, México • Hector Vivas/Getty Images
- 2 de 11
Eclipse parcial do dia 8 de abril de 2024 em Fort Worth, no Texas, nos Estados Unidos • Ron Jenkins/Getty Images
- 3 de 11
Eclipse parcial do dia 8 de abril de 2024 em Fort Worth, no Texas, nos Estados Unidos • Ron Jenkins/Getty Images
-
- 4 de 11
Efeito do anel de diamante durante o eclipse solar total em 8 de abril de 2024 visto de Fort Worth, no Texas, nos Estados Unidos • Ron Jenkins/Getty Images
- 5 de 11
Eclipse total de 8 de abril de 2024 visto de Mazatlan, no Mexico • Hector Vivas/Getty Images
- 6 de 11
Eclipse total visto de Mazatlán, no México, no dia 8 de abril de 2024 • Hector Vivas/Getty Images
-
- 7 de 11
Lua cobrindo com totalidade o Sol visto de Brady, no Texas, nos Estados Unidos • Brandon Bell/Getty Images
- 8 de 11
Eclipse solar total visto antes da partida entre o Cleveland Guardians e o Chicago White Sox em 8 de abril de 2024 em Cleveland, Ohio, nos Estados Unidos • Mike Lawrie/Getty Images
- 9 de 11
Público assiste o eclipse solar parcial do dia 8 de abril de 2024 a partir do Rockefeller Center, em Nova York, nos Estados Unidos • Michael M. Santiago/Getty Images
-
- 10 de 11
Eclipse solar total do dia 8 de abril de 2024 visto de Niagara Falls, em Nova York, nos Estados Unidos • Adam Gray/Getty Images
- 11 de 11
Público observando o eclipse solar total no campus da Universidade Southern Illinois, nos Estados Unidos, em 8 de abril de 2024 • Scott Olson/Getty Images