Cientistas encontram meteorito tão antigo quanto o sistema solar no Saara
Meteorito é a rocha magmática mais antiga analisada por cientistas até hoje e pode trazer respostas sobre a formação do universo
Um meteorito, descoberto no deserto do Saara argelino em 2020, contém a rocha vulcânica mais antiga já encontrada: quase 4,6 bilhões de anos.
De acordo com cientistas franceses que a analisaram, a idade estimada do meteorito (precisamente 4.566 bilhões de anos) data apenas dois milhões de anos após a formação de nosso sistema solar. É, pelo menos, um milhão de anos mais velho do que o meteorito ‘mais antigo’ já encontrado.
“Trabalho com meteoritos há mais de 20 anos e este é o meteorito mais fantástico que já vi. Provavelmente nunca mais encontraremos algo semelhante”, disse Jean-Ali Barat, pesquisador-chefe da Universidade de Brest e do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica (CNRS), à New Scientist.
Dos cerca de 65 mil meteoritos documentados até agora, apenas cerca de 4 mil contêm o que é conhecido como “matéria diferenciada” — o que significa que eles vieram de corpos celestes grandes o suficiente para ter atividade tectônica. Desses 4 mil meteoritos, 95% provêm de apenas duas rochas magmáticas. Mas Erg Chech 002 está entre os cinco por cento restantes.
Este meteorito é a rocha magmática mais antiga a ser analisada até hoje e lança luz sobre a formação das crostas primordiais que cobriam os mais antigos protoplanetas
Pesquisadores da revista National Academy of Sciences (PNAS).
O meteorito foi batizado de Erg Chech 002 ou EC 002 e é formado por andesito, que na Terra está localizado principalmente nas zonas de subsidência (áreas onde as placas tectônicas colidem e uma afunda sob a outra, como o Andes).
A celebração dos cientista é válida, afinal, encontrar um meteorito de andesito é raro. A maioria dos que caem na Terra é composto de outro tipo de rocha vulcânica, o basalto. Este meteorito provavelmente fazia parte da crosta de um antigo protoplaneta que se desintegrou na infância no sistema solar.
(Texto traduzido. Leia o original em grego).