Cientistas atam o menor nó do mundo usando apenas 54 átomos
Nó trevo se formou sem querer enquanto pesquisadores trabalhavam na criação de acetiletos metálicos
Um grupo de cientistas atou o menor nó do mundo, com apenas 54 átomos.
O nó molecular, no formato de “trevo”, foi feito sem querer pelo quarteto de pesquisadores do Instituto de Física Química de Dalian, da Academia Chinesa de Ciências, e da Universidade de Western Ontario, de Londres, enquanto eles trabalhavam na criação de acetiletos metálicos.
“Os nós moleculares, cuja síntese apresenta muitos desafios, podem desempenhar papéis importantes na estrutura e função das proteínas, bem como em materiais moleculares úteis, cujas propriedades dependem do tamanho da estrutura com nós”, diz o artigo publicado na revista Nature, no qual os cientistas detalharam a criação acidental do menor nó do mundo.
Os nós de trevo são aqueles usados para fazer um pretzel, por exemplo, no qual há “três segmentos” que se enroscam sem deixar nenhuma ponta solta.
O recorde anterior de menor nó do mundo pertencia também a pesquisadores chineses, que sintetizaram um nó molecular com 69 átomos em 2020. Neste caso, os nós foram feitos propositalmente pelos cientistas, que treinaram a cadeia de átomos a se enroscar três vezes para formar um nó trevo.
A criação acidental nos deixa um pouco mais perto de entender como funcionam nós microscópicos existentes na natureza e no DNA e RNA, além de outras proteínas.