Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Chance de foguete chinês descontrolado acertar Brasil é baixa, diz especialista

    "Chance de que acerte uma pessoa e de que caia em área urbana é bem inferior a 1%", diz Presidente da Associação Paraibana de Astronomia sobre Longa Marcha

    Produzido por Thiago Felix, da CNN em São Paulo

    O Longa Marcha 5B, foguete chinês que perdeu o controle, deve entrar na atmosfera terrestre neste fim de semana, mas ainda não está claro onde ele pode cair. Segundo o presidente da Associação Paraibana de Astronomia, Marcelo Zurita, a probabilidade dos destroços caírem em solo brasileiro ou machucar alguém por aqui é muito pequena.

    “No Brasil, grande parte do território nacional é desabitado ou pouco habitado, então as chances de que acerte uma pessoa e de que caia em área urbana, causando algum dano material, são muito pequenas mesmo. Calculamos que a probabilidade de cair no Brasil é bem inferior a 1%”, disse à CNN.

    Nesta semana, cálculos realizados pela Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), pela empresa de meteorologia Clima ao Vivo e pela comunidade internacional chegaram à conclusão de que a chance da reentrada ocorrer em céus brasileiros é de 1,48%

    Em entrevista deste sábado, Marcelo Zurita explica também a diferença de uma nave tripulada para um foguete. “A nave tripulada tem um revestimento que a protege do calor na hora da reentrada na Terra. Já o foguete entra girando e, na medida que ele for atingindo as camadas mais densas da atmosfera, esse calor vai consumindo sua estrutura”, diz.

    “A grande parte dele é feito de alumínio, de material que vai se fundir, se vaporizar rapidamente. E as partes que vão chegar ao solo vão chegar em uma velocidade já bem reduzida”.

    Considerando um foguete de 30 metros, o especialista explica que os fragmentos com possibilidade de não vaporizarem medem cerca de um metro. “São pedaços bem menores e, geralmente, eles se espalham em uma área de dispersão muito grande, em torno de mil quilômetros”.

    Foguete Long March-5B Y2 sendo lançado de estação espacial da China, em 29 de ab
    Foguete Long March-5B Y2 sendo lançado de estação espacial da China, em 29 de abril de 2021
    Foto: Foto por VCG / VCG via Getty Images

     

    Tópicos