Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Céu de maio terá chuva de meteoros Eta Aquáridas

    Veja principais fenômenos do mês, segundo guia de efemérides astronômicas do Observatório do Valongo, da UFRJ

    Fernanda Pinottida CNN

    Neste mês de maio, os observadores do céu noturno terão a oportunidade de ver a chuva de meteoros Eta Aquáridas, além de diversas conjunções entre os astros celestes.

    A máxima atividade da chuva de meteoros Eta Aquáridas deve ser registrada em 5 de maio, mas o fenômeno também pode ser observado alguns dias antes e alguns dias depois.

    As Eta Aquáridas, nomeadas em homenagem à constelação de Aquário, derivam dos destroços do Cometa Halley, conhecido cometa que é visível da Terra a cada 76 anos.

    Esta chuva de meteoros é conhecida pela rapidez com que os destroços viajam, que pode atingir uma taxa de 238 mil km/h, segundo a Nasa, fazendo com que eles deixem um rastro brilhante que permanece no céu por alguns segundos após o meteoro ter atravessado o céu.

    Confira dicas para observar a chuva de meteoros aqui.

    Quanto às conjunções entre astros, este é um fenômeno que ocorre quando dois ou mais corpos celestes aparecem bem próximos no céu — uma ilusão de ótica, já que eles seguem separados por milhares de quilômetros no espaço. E costuma ser possível observar a olho nu de noite.

    Foto da conjunção entre Saturno e Júpiter tirada em 8 de dezembro de 2020, na Pensilvânia, Estados Unidos. / Dark Side Observatory

    Veja abaixo os principais fenômenos astronômicos do mês de maio, de acordo com o guia de efemérides astronômicas do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    • 3/5: Conjunção entre a Lua e Saturno, durante a madrugada, na direção leste;
    • 5/5: Conjunção entre a Lua e Marte, antes do amanhecer, na direção leste. O dia também marca a máxima atividade da chuva de meteoros Eta Aquaridas, que poderá ser observada durante a madrugada na direção leste;
    • 6/5: Conjunção entre a Lua e Mercúrio, antes do amanhecer, direção leste;
    • 12/5: Conjunção da Lua com a estrela Póllux, no começo da noite;
    • 13/5: Urano em conjunção com o Sol;
    • 18/5: Júpiter em conjunção com o Sol;
    • 24/5: Conjunção entre a Lua e a estrela Antares, durante a madrugada. Para estados do Norte, Nordeste, parte do Centro-Oeste e norte de Minas Gerais, uma ocultação lunar desta estrela poderá ser observada;
    • 31/5: Conjunção e ocultação rasante de Saturno pela Lua durante a madrugada. A ocultação lunar deste planeta poderá ser observada para parte dos estados da região Sul.

    guia de efemérides astronômicas é produzido desde 2016 pelo Observatório do Valongo, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), e traz os principais fenômenos que podem ser vistos no céu noturno a cada ano.

    Com o objetivo de resgatar o interesse pela contemplação celeste, o material lista mês a mês quais corpos celestes estarão visíveis e qual a melhor forma de procurá-los. Além de trazer explicações simples sobre astronomia.

    O guia completo, com mapas do céu, pode ser baixado gratuitamente aqui. Confira aqui aplicativos de astronomia para ajudar a localizar e acompanhar os fenômenos astronômicos no céu noturno.

    Tópicos