Cartão de crédito se reinventa na pandemia; veja como usar novidades a seu favor
Rogério Panca, do Santander, é o convidado dos apresentadores Fernando Nakagawa e Luciana Barreto, no podcast O que Eu Faço? desta quarta-feira (21)
A relação dos brasileiros com o cartão de crédito está mudando, e bem rápido. Pelo menos 30% das compras pela internet foram por cartões de crédito em 2020. Em 2018, esse percentual era de 23%, segundo estudo da Abecs (Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).
Ao mesmo tempo, o uso do dinheiro físico despencou durante a pandemia de Covid-19. “A gente tem registrado uma queda de 32% nos pagamentos feitos em dinheiro em relação ao ano de 2019”, diz Rogério Panca, superintendente executivo de cartões do Santander.
Panca é o convidado dos apresentadores Fernando Nakagawa e Luciana Barreto, no podcast O que Eu Faço? desta quarta-feira (21), para falar sobre essa mudança no costume dos brasileiros, que, segundo ele, é irreversível, e de como o setor vem se adaptando às novas tecnologias.
“A adoção de modelos de comércio digital, sejam novos ou diferenciados, raramente contavam com a adesão de massas populacionais. E a pandemia, de fato, elevou o total a números bem expressivos”, diz.
Ouça todos os episódios do podcast ‘O que eu faço?’
Ao mesmo tempo, completa o especialista, as empresas ficaram cada vez mais aptas a receber por meio do e-commerce e de outras tecnologias, como QR Code, NFC, aplicativos, entre outros.
Veja mais sobre o balanço das últimas tendências do mercado quando o assunto são os cartões de crédito no novo episódio do O que eu Faço?.