Blue Origin aborta missão espacial não tripulada por falha após lançamento
Cápsula que transportava carga precisou se desprender do foguete New Shepard e retornou à terra em pouso com os paraquedas de segurança


Uma cápsula da Blue Origin que transportava carga em um voo espacial precisou ter abortada sua missão não tripulada, nesta segunda-feira (12), logo após a decolagem no estado americano do Texas.
O movimento da cápsula se soltar do foguete New Shepard salvou o conteúdo da carga de um aparente mau funcionamento perto da seção do motor do foguete, de acordo com o que foi transmitido ao vivo pela empresa espacial do bilionário Jeff Bezos.
Veja no vídeo abaixo o momento em que a cápsula da Blue Origin efetua o movimento de abortar a missão.
Em uma mensagem publicada no Twitter, a Blue Origin informou que o sistema de escape da cápsula funcionou conforme foi projetado.
“Estamos respondendo a um problema esta manhã em nosso local de lançamento no oeste do Texas. Esta foi uma missão de carga útil sem astronautas a bordo”, escreveu a empresa.
“Mais informações virão à medida que estiverem disponíveis”, acrescenta.
https://twitter.com/blueorigin/status/1569341226838794240
Nenhum humano estava a bordo da cápsula, que estava no topo do foguete suborbital New Shepard da empresa carregado com cargas de pesquisa financiadas pela Nasa e outras cargas que deveriam flutuar em microgravidade por alguns minutos a cerca de 99,78 km acima do solo.
Mas um minuto após a decolagem e cerca de 8 km acima do solo, os motores do propulsor New Shepard dispararam, acionando o sistema de aborto da cápsula que lançou a espaçonave para longe de seu foguete antes de voltar à terra intacta em um pouso de segurança com paraquedas.
O voo foi a 23ª missão New Shepard da Blue Origin, empresa espacial fundada pelo bilionário Jeff Bezos , da Amazon.