Astrônomos comemoram o 34º aniversário do telescópio Hubble
Instrumento colocado em órbita em 1990 auxilia os cientistas a terem uma melhor compreensão do Universo
- 1 de 6
Foto capturada pela tripulação a bordo do Ônibus Espacial Atlantis em maio de 2009 • Nasa
- 2 de 6
Câmera planetária sendo instalada no Telescópio Espacial Hubble em dezembro de 1993 • Nasa
- 3 de 6
-
- 4 de 6
Missão de reforma e atualização o Telescópio Espacial Hubble • Nasa
- 5 de 6
Reparo que demandou aos astronautas oito horas fora das instalações • Nasa
- 6 de 6
Telescópio em sua órbita em março de 2002 • Nasa
-
Nesta quarta-feira (24) é comemorado o aniversário de 34 anos de lançamento do Hubble, em 1990. O telescópio já registrou mais de um milhão de observações durante três décadas e 1,6 milhões de publicações já analisaram os dados enviados por ele.
A Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) fez um vídeo destacando as maiores descobertas já feitas por ele e o Observatório Nacional brasileiro relembrou que o Hubble tem “sido responsável pelo fornecimento de imagens inéditas e dados extremamente importantes para o desenvolvimento dos estudos”.
O telescópio foi colocado em órbita para driblar as dificuldades de observar o espaço diretamente da superfície do nosso planeta, como a poluição e o bloqueio que a Terra faz em alguns comprimentos de onda. No local em que está, o telescópio evita essas interferências e consegue gerar imagens com mais detalhes e fiéis à realidade.
https://www.instagram.com/p/C6Jjl9MLhug/
Dado a facilidade de sua manutenção e atualização, o Hubble deve continuar a gerar informações sobre nosso espaço por muitas décadas, juntamente com os dados fornecidos pelo Telescópio Espacial James Webb.