Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Astrônomos amadores registram dois grandes meteoros em menos de 48h no RS

    Fenômeno foi observado por uma família que participa do Bate-Papo Astronômico, um grupo de cientistas amadores

    Estação de monitoramento do Bate-Papo Astronômico registrou segundo grande meteoro em 48 horas
    Estação de monitoramento do Bate-Papo Astronômico registrou segundo grande meteoro em 48 horas Divulgação/Bate-Papo Astronônimo

    Flávio Ismerimda CNN

    São Paulo

    Cientistas amadores do Bate-Papo Astronômico registraram, na madrugada desta quarta-feira (27), um novo grande meteoro no céu de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O fenômeno foi observado na direção noroeste da cidade por uma família que participa do projeto.

    Veja abaixo o vídeo capturado pelas das câmeras da família:

    O grupo já havia observado a entrada de um meteoro do tipo Fireball no céu de Santa Maria na madrugada de segunda-feira (25).

    O Bate-Papo Astronômico é um grupo de cientistas amadores que visam promover a ciência por meio de eventos on-line e presenciais. Nos encontros são feitas observações astronômicas e palestras.

    Instalada no Santa Maria Tecnoparque, a estação do projeto faz parte da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon). A organização é mantida por voluntários e opera uma rede para o monitoramento de meteoros, produzindo e fornecendo dados científicos à comunidade através da análise de suas capturas.

    O que é um meteoro?

    Segundo a Nasa, meteoros são rochas que estavam no espaço que entram na atmosfera da Terra em alta velocidade e queimam. As bolas de fogo e “estrelas cadentes” vistam no céu se enquadram nessa categoria.

    Chamam-se meteoroides as rochas que seguem no espaço; meteoritos são as rochas que sobrevivem à viagem pela atmosfera e atingem o solo da Terra.

    *Com informações de Giovana Christ