Aplicativos de relacionamento são principal alvo de fraude digital no Brasil, diz pesquisa
Cerca de 27% dos brasileiros indicaram que sofreram fraude digital no segundo trimestre de 2022; cartões de crédito roubado e cobranças fraudulentas são o principal tipo de golpe
As tentativas de fraudes em comunidades e sites de relacionamento aumentaram 67% no Brasil no segundo trimestre de 2022, em relação ao mesmo período de 2021. Cartões de crédito e vale-presentes são os principais alvos dos golpistas que realizam roubos e cobranças fraudulentas nestes canais.
Os dados são de um levantamento feito pela TransUnion, com base em transações digitais de 40 mil sites e aplicativos. No país, as tentativas de fraude digital aumentaram 20% no período.
De acordo com a pesquisa, cerca de três a cada 10 brasileiros (27%) indicaram que foram alvo de fraude digital nos últimos três meses, número ligeiramente maior que o registrado no primeiro trimestre de 2022. Por causa do medo dos golpes, 85% indicaram preocupação em compartilhar suas informações pessoais, principalmente pela apreensão com privacidade (74%) e medo de terem a identidade roubada (72%).
Para Alexandre dos Reis, gerente de soluções da TransUnion, os números revelam a necessidade de as empresas pensarem em soluções para aumentar a confiança dos clientes e prevenir as tentativas de fraude.
“Conseguimos perceber que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a sua privacidade e a proteção de seus dados e roubos de identidade, assim, as indústrias vêm investindo cada vez mais em soluções de segurança, como o uso de tecnologia simplificada e soluções de prevenção em várias camadas”, afirma Reis.
Apesar da taxa em aplicativos de relacionamento, os demais setores da pesquisa registraram queda nas tentativas de fraude nos meios digitais: os golpes na área de games caíram 88%, varejo registrou queda de 48% e viagens e afins diminuiu 45%. Já nos serviços financeiros, o valor registrado foi de -19%, telecomunicações ficou com -5% e o campo de logística registrou -4%.
No mundo, as tentativas de fraude mais frequentes foram registradas no setor de seguros, que registrou um aumento de 159%. Neste setor, o tipo de golpe mais comum está relacionado ao benefício próprio, com o objetivo de receber certificação, tarifas mais baixas ou melhores condições de contrato. Mas apesar da escala considerável nas seguradoras, a análise observou que as fraudes diminuíram 14% no mundo.