Aplicativos: Apple anuncia mudanças inéditas que vão beneficiar europeus
Pressões politicas pressionaram a empresa a alterar sua prestação de serviço em um dos principais pilares da marca
A Apple anunciou nesta quinta-feira (25) alterações inéditas e radicais que vão mudar a forma como os consumidores e os desenvolvedores europeus lidam com os aplicativos. Entre as alterações estão incluídos planos que permitem lojas de aplicativos de terceiros em iPhones e iPads pela primeira vez na história da empresa e cortes significativos nas taxas da loja de aplicativos da Apple.
As atualizações sem precedentes são uma resposta às novas regulamentações europeias que entrarão em vigor em março deste ano e refletem algumas das mudanças mais importantes no negócio de aplicativos da Apple desde a estreia de sua loja própria de apps há 15 anos.
Para os consumidores, a mudança pode significar mais opções na forma como adquirem e instalam aplicativos. E para os desenvolvedores, outras mudanças nos termos da Apple podem conferir mais flexibilidade na forma como são comercializados para os usuários.
As medidas destacam como as decisões políticas da União Europeia conseguiram forçar a Apple a alterar as suas práticas comerciais diante das queixas dos programadores que acusaram a fabricante do iPhone de comportamento anticompetitivo ou monopolista.
Sobre as mudanças, a empresa disse que permitirá que os usuários baixem lojas de aplicativos de terceiros em seus dispositivos a partir de sites fora do próprio ecossistema da Apple. As lojas de aplicativos existirão como aplicativos independentes em um dispositivo iOS com liberdade para instalar outros aplicativos oferecidos por terceiros.
A Apple também disse que reduzirá as taxas cobradas por transações no aplicativo envolvendo bens e serviços digitais, reduzindo essas taxas em de 30% para 17% e, para desenvolvedores elegíveis para determinados programas de descontos através da Apple, de 15% para 10%.
De acordo com a empresa, os residentes da União Europeia terão acesso aos recursos expandidos como parte da próxima atualização da Apple para seu sistema operacional iOS, versão 17.4, em março, e os fabricantes de aplicativos poderão testar as mudanças já nesta quinta-feira (25).