‘Anel de fogo’: eclipse solar aconteceu nesta quinta-feira (10); veja fotos
Fenômeno não pôde ser visto no Brasil, mas imagens capturadas ao redor do mundo revelam a beleza do Sol eclipsado pela Lua


- 1 de 4Eclipse conhecido como 'anel de fogo' surge atrás do Capitólio, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (10)
- 2 de 4'Anel de fogo': Eclipse acontece ao lado da bandeira dos Estados Unidos nesta quinta-feira (10) em Massachusetts
- 3 de 4Eclipse solar conhecido como 'anel de fogo' é visto sobre o Parlamento do Reino Unido, em Londres, nesta quinta-feira (10)
-
- 4 de 4'Anel de fogo': sol nasce atrás do farol quebra-mar de Delaware, em Lewes, nesta quinta-feira (10)
Um raro fenômeno invadiu o céu de diversos países nas primeiras horas desta quinta-feira (10). Um eclipse solar anular, chamado de “anel de fogo”, provocou belas imagens capturadas em diversas cidades ao redor do mundo.
O eclipse anular acontece quando a Lua está num ponto distante da órbita terrestre e fica com uma aparência menor, deixando as bordas do Sol aparecerem – quando completamente alinhados, o Sol se torna uma espécie de “anel” brilhante no céu.
No norte do Canadá, Rússia e da Groenlândia foi possível observá-lo completamente. No Brasil, o fenômeno não pôde ser visto. No Reino Unido e nos Estados Unidos foi possível observar o eclipse parcialmente.
O próximo eclipse anular que poderá ser visto do Brasil será só acontecerá em outubro de 2023, de acordo com o site da Nasa, que acompanha esses fenômenos.
A fase total durou cerca de 4 minutos, com início previsto para 5h12, no horário de Brasília. Este foi o primeiro eclipse solar de 2021.
(Com informações de Anna Satie e Luana Frazão, da CNN, em São Paulo)