Ameaça ao iPhone? Conheça o smartphone superpoderoso Pura 70, da Huawei
Nova linha da empresa chinesa lançada neste mês tem como destaque os recursos avançados de fotografia
Lançada neste mês pela gigante chinesa de tecnologia Huawei, a série de smartphones de ponta Pura 70 promete ser uma rival a altura dos iPhones da Apple.
A série Pura, desenvolvida pela empresa com sede em Shenzhen, tem como destaque os recursos avançados da câmera fotográfica, inclusive com ferramentas de inteligência artificial.
Os smartphones da série têm quatro variantes: a 70, a 70 Plus, a 70 Pro e a 70 Ultra — que variam em espaço de memória e qualidade de câmera.
A versão mais avançada, 70 Ultra, possui uma câmera retrátil de 50 megapixels e consegue captar imagens estáveis mesmo a uma velocidade de 300 km/h. Segundo a fabricante, os resultados obtidos são semelhantes ao de uma câmera fotográfica profissional.
Mesmo antes do lançamento da linha Pura 70, a Huawei já havia se mostrado uma pedra no sapato da Apple, que está perdendo consumidores na China — o maior mercado mundial de smartphones.
No ano passado, a Huawei ganhou as manchetes com o lançamento do smartphone Mate 60 Pro, que impulsionou as vendas da empresa.
A série Pura tem recursos de câmera avançados e é conhecida pelo design elegante, enquanto a série Mate, também de alta qualidade, enfatiza o desempenho e os recursos comerciais.
Com um processador sofisticado, fabricado na China, o sucesso do Mate 60 Pro levou a uma investigação do governo dos Estados Unidos.
O chip Kirin 9000S usado no Mate 60 Pro foi supostamente fabricado pela chinesa SMIC (Semiconductor Manufacturing International Corporation). Especialistas se questionaram como a empresa chinesa teria conseguido desenvolver o chip após as sanções e esforços dos EUA para restringir o acesso do país à tecnologia.
Após o lançamento do Pura 70, vários avaliadores online imediatamente transmitiram ao vivo o processo de desmontagem do telefone nas mídias sociais chinesas, com milhares de fãs da Huawei acompanhando. De acordo com esses críticos, o smartphone apresenta o chip Kirin 9010, que parece ser uma ligeira atualização em relação ao Kirin 9000 do Mate 60 Pro.
Queda nas vendas da Apple na China
No primeiro trimestre deste ano — ou seja, antes do lançamento da linha Pura 70 –, a Apple perdeu sua posição no primeiro lugar no mercado de smartphones na China depois de uma queda de 6,6% na venda de iPhones.
As marcas chinesas Huawei e Honor ficaram empatadas no topo, com 17,1% de participação de mercado da Honor e 17% da Huawei. A fatia da Apple caiu para 15,6%, segundo dados da empresa de pesquisa de mercado IDC.
A China é o maior mercado para a Apple, atrás apenas dos Estados Unidos, mas a empresa enfrenta um momento desafiador na segunda maior economia do mundo. Os consumidores chineses, que antes teriam comprado um novo iPhone, agora estão recorrendo às marcas chinesas.
Nem mesmo as promoções e a redução nos preços de produtos da Apple puderam mudar a situação. Dados da empresa de pesquisa Counterpoint mostram que as vendas de iPhones na China caíram 19% no primeiro trimestre, marcando o pior desempenho da empresa desde 2020.