Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Agropecuária é o único setor com alta de produtividade do trabalho em 26 anos, diz FGV

    À CNN Rádio, o pesquisador do FGV IBRE, Fernando Veloso, explicou os dados do levantamento da fundação

    Amanda GarciaBel Camposda CNN em São Paulo

    Um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-IBRE) apontou que a agropecuária foi o único segmento que apresentou crescimento robusto de produtividade do trabalho no período entre 1995 e 2021.

    Nos últimos 26 anos, o crescimento médio da produtividade por hora trabalhada atingiu o patamar de 5,6%.

    Em entrevista à CNN Rádio, o pesquisador do FGV IBRE, Fernando Veloso, disse que esse setor difere da indústria e serviços: “Ele é inserido na economia internacional, exporta bastante, importa máquinas, sofre competição com outros países, usa tecnologia e consegue fazer a aplicação dela no processo produtivo.”

    “Esse é um comportamento diferente da indústria e serviços, que estão estagnados”, completou.

    Ao mesmo tempo, no entanto, ele reforçou que existe uma dificuldade no Brasil, já que 70% do emprego está no setor de serviços e na indústria.

    “Agropecuária corresponde a menos de 20% dos empregos no Brasil. É o único que cresce a produtividade, mas afeta relativamente pouco no desemprego do país. Seria importante que acontecesse na indústria e serviços também”, defendeu.

    O economista ainda avalia que o Brasil tem problemas conhecidos, como sistema tributário complexo, baixo índice de educação, problemas em infraestrutura, mas que a agropecuária conseguiu fugir disso.

    “O setor se abriu para o exterior e usa a tecnologia para aumentar a produtividade, algo que a indústria tem tido dificuldade para fazer”, completou.

    Tópicos