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    Ações da Alphabet caem após interesse da Samsung pelo Bing 

    Queda da controladora do Google foi motivada após rumores de que a empresa sul-coreana pode trocar de motor de busca em seus celulares  

    Alphabet, dona do Google, sentiu o impacto das notícias sobre o avanço do Bing
    Alphabet, dona do Google, sentiu o impacto das notícias sobre o avanço do Bing SOPA Images/LightRocket via Gett

    As ações da Alphabet caíam quase 4% nesta segunda-feira (17) após uma reportagem informar que a empresa sul-coreana Samsung Electronics cogita substituir o Google pelo Bing, da Microsoft, como padrão motor de busca em seus dispositivos.

    A notícia, publicada pelo New York Times no fim de semana, destaca os crescentes desafios que o negócio de mecanismos de busca do Google, de US$ 162 bilhões por ano, enfrenta com o Bing – um player menor que ganhou destaque recentemente após a integração da tecnologia de inteligência artificial por trás do ChatGPT.

    A reação do Google à ameaça foi de “pânico”, já que a empresa ganha cerca de US$ 3 bilhões em receita anual com o contrato da Samsung, disse o relatório, citando mensagens internas.

    Outros US$ 20 bilhões estão vinculados a um contrato semelhante da Apple (AAPL.O) que será renovado este ano, acrescentou o relatório.

    A Alphabet e a Samsung não responderam imediatamente aos pedidos de comentários da reportagem.

    O Google dominou por décadas o mercado de buscas com uma participação de mais de 80%, mas Wall Street teme que a empresa possa estar ficando para trás da Microsoft em uma corrida rápida de IA.

    A empresa controladora Alphabet perdeu US$ 100 bilhões em valor em 8 de fevereiro, depois que seu novo chatbot, Bard, compartilhou informações imprecisas em um vídeo promocional.

    Na segunda-feira, a ação caiu para US$ 104,90 e eliminou quase US$ 50 bilhões da capitalização de mercado da Alphabet. A Microsoft, por sua vez, superou o mercado mais amplo com um aumento de 1%.

    “Os investidores temem que o Google tenha se tornado um monopolista preguiçoso nas buscas e os desenvolvimentos dos últimos meses serviram como um alerta”, disse James Cordwell, analista da Atlantic Equities.

    Cordwell acrescentou que os custos potenciais associados a tornar a Pesquisa do Google mais competitiva do que o Bing com IA também podem ser motivo de preocupação.

    O relatório do NYT disse que o Google está correndo para construir um novo mecanismo de busca com IA que ofereça uma experiência mais personalizada do que seu serviço atual, que também deve ser atualizado com recursos de IA.