Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    5G poderá conectar fábricas, hospitais e veículos, diz especialista

    Tecnologia já foi implementada em cinco capitais brasileiras até o momento: Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre e São Paulo

    Fabrício JuliãoEster Cassaviada CNN em São Paulo

    Em entrevista à CNN neste sábado (6), o professor de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli/USP Marcelo Zuffo reforçou que a tecnologia 5G não oferece apenas mais velocidade aos aparelhos eletrônicos, mas pode revolucionar a Internet das Coisas no Brasil.

    “O país teve um grande processo de transformação digital com o home-office, mas não podemos pensar que 5G é apenas melhor qualidade de áudio e vídeo, nós temos a Internet das Coisas”, disse.

    “Vamos começar a observar não só smartphones mais rápidos, mas vamos conectar fábricas, hospitais e veículos, por isso é importante que a infraestrutura esteja bem instalada”, completou.

    Zuffo disse que, apesar de ter chegado a cinco capitais brasileiras até o momento, parte da população pode não ter conseguido acesso à tecnologia em razão da complexidade das infraestruturas, que no momento ainda não atendem todos.

    “O que aconteceu esta semana é apenas o primeiro passo na instalação aqui no Brasil. O 5G é uma tecnologia muito superior e não depende só das torres, mas de uma estrutura de conexão entre elas, e isso vai acontecer com o tempo. Mesmo com as torres instaladas na cidade, ainda não é o suficiente para cobrir todo o território delas”, declarou.

    Por fim, o professor discorreu sobre o tempo de adequação do 4G, mas não disse quando o 5G deve atingir todo o seu potencial no país. “O 4G foi implementado há quase 10 anos e ainda assim na grande São Paulo não temos toda a cidade coberta pela tecnologia”, destacou.

     

     

     

     

    Tópicos