Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    25 anos após Kasparov: veja em que a inteligência artificial já superou humanos

    Entre 1996 e 2021 muitas novas tecnologias de inteligência artificial invadiram nossos cotidianos: de assistentes de casa aos carros da Tesla

    Garry Kasparov foi derrotado em uma partida de xadrez pelo computador Deep Blue em 1996
    Garry Kasparov foi derrotado em uma partida de xadrez pelo computador Deep Blue em 1996 Foto: Divulgação/Game Over: Kasparov and The Machine

    Luana Franzão*, da CNN, em São Paulo

    No dia 10 de fevereiro de 1996, há exatos 25 anos, o enxadrista Garry Kasparov, tido por alguns como o maior de todos os tempos, perdia uma partida de xadrez para o supercomputador da IBM Deep Blue, em um desafio épico entre homem e máquina que marcou a superioridade inédita da inteligência artificial contra um humano no jogo.

    Apesar de ter perdido o primeiro jogo, Kasparov acabou vencendo a máquina no restante das partidas, mas o fato chamou a atenção do público ao redor do mundo para o potencial da inteligência artificial em superar os humanos no xadrez e em diversas outras atividades. 

    A ideia de inteligência artificial e do desenvolvimento exponencial da tecnologia ainda eram novas na década de 1990 e deixaram muitos intrigados pela questão. Por essa razão, foram criados diversos embates diretos entre homens e máquinas, como este entre o campeão mundial de xadrez e o computador da IBM.

    Depois de ter surpreendido a humanidade há décadas, atualmente a inteligência artificial – ou simplesmente IA – faz parte da vida cotidiana e substitui seres humanos em diversas tarefas.

    Confira alguns exemplos da rotina nos quais as máquinas já superam os seres humanos:

    (*Sob supervisão de Daniel Fernandes)