Venezuela começa a imunizar crianças de 2 anos contra Covid-19 com vacina cubana
Segundo Cuba, vacina Soberana 2 tem eficácia maior que 90%
A Venezuela começou a vacinar crianças de idades entre 2 e 11 anos contra a Covid-19 com a vacina cubana Soberana 2, segundo anúncio, nesta segunda-feira (8), da vice-presidente Delcy Rodríguez.
Cuba, uma aliada próxima do governo de Nicolás Maduro, diz que suas vacinas Abdala, Soberana 2 e Soberana Plus têm eficácia maior do que 90%.
Embora autoridades cubanas digam que os resultados iniciais sejam semelhantes aos de outras vacinas que reduzem significativamente a transmissão, quadros graves da doença e mortes, especialistas reclamam que os resultados ainda não foram revisados por pares.
“Na Venezuela, o uso da vacina Soberana 2, a vacina cubana, já foi autorizado para vacinar crianças entre 2 e 11 de idade”, disse Rodríguez em um pronunciamento ao vivo no canal estatal de televisão.
A partir de uma escola na região oeste de Caracas, Rodríguez acrescentou que profissionais de saúde haviam iniciado a vacinação de crianças cujos sistemas imunológicos estão comprometidos.
Há aproximadamente 3,5 milhões de crianças entre 2 e 11 anos de idade na Venezuela, de acordo com o ministro da Saúde, Carlos Alvarado, que acompanhou Rodríguez na transmissão.
A Venezuela registrou 413.135 infecções e 4.965 mortes por conta da pandemia de coronavírus.