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    Vendas de cosméticos nas redes sociais aumentam, mas sem regulamentação

    Vendedores utilizam plataformas como Facebook, Instagram e TikTok para comércio de produtos de clareamento de pele e especialistas defendem políticas mais rígidas para os anúncios

    Milhares de usuários buscam por clareamento de pele nas redes sociais
    Milhares de usuários buscam por clareamento de pele nas redes sociais Freepik /Nuttapong Bangnimnoi

    Jacqui Palumboda CNN

    Antes vendidos principalmente em mercados e lojas de beleza, os produtos para clareamento da pele explodiram em sua disponibilidade online e hoje são difundidos em todas as principais plataformas de mídia social. As vendas de cosméticos nas redes sociais crescem a cada dia, mas sem regulamentação.

    No Facebook e no Instagram, os perfis vendem cremes e soros que prometem uma pele mais clara, mas oferecem poucas informações sobre os produtos em si, enquanto no YouTube e no TikTok você pode encontrar milhares de tutoriais de pessoas promovendo produtos potentes ou remédios caseiros sem qualificações que apoiem suas reivindicações.

    Só no TikTok, a hashtag #skinwhitening tem mais de 254 milhões de visualizações, enquanto #skinlightening tem outros 62 milhões.

    “A mídia social se tornou a ferramenta mais poderosa no momento para a venda de produtos para clareamento da pele”, diz Anita Benson, dermatologista nigeriana e fundadora da Iniciativa Embrace Melanin para combater o colorismo e práticas prejudiciais de clareamento da pele na África.

    Ao longo dos anos, Benson tratou muitas pessoas com problemas de pele após o uso e uso indevido de produtos de clareamento da pele, incluindo muitas mulheres que os compraram nas mídias sociais. Ela está preocupada que as plataformas de mídia social estejam ajudando as pessoas a perpetuar os ideais coloristas — a crença de que a pele mais clara está associada à beleza, sucesso e muitas vezes também à riqueza — e que agora também estão fornecendo um mercado para os produtos agirem de acordo com esses ideais.

    Pesquisas anteriores sobre outras formas de mídia mostram uma forte influência no colorismo, explicou Amanda Raffoul, pesquisadora de pós-doutorado na incubadora de saúde pública Striped de Harvard, que está estudando a maneira como esses produtos são promovidos no TikTok. “Mas pouco se sabe sobre como os produtos (de clareamento da pele) são promovidos nas plataformas de mídia social”, disse ela à CNN.

    Embora o impacto mais amplo ainda não tenha sido visto, especialistas como Benson estão alarmados com o que estão testemunhando em primeira mão. Ela aponta para o #glowupchallenge do ano passado — uma hashtag com mais de 4 bilhões de visualizações no TikTok — como um exemplo em que os usuários compararam imagens de antes e depois de si mesmos.

    Muitas postagens que Benson viu mostraram pessoas ficando com a pele mais clara e ela acredita que esses desafios virais baseados na aparência tornaram os produtos de branqueamento “mais populares e mais aceitáveis”.

    Poder de influência

    Também tornando a prática e os produtos mais aceitáveis ​​estão os influenciadores de mídia social, muitos dos quais são pagos para anunciar cosméticos, pílulas e injeções para clarear a pele — embora alguns possam ser pressionados a fazê-lo, como o BuzzFeed News relatou em 2020.

    Por exemplo, um dos principais streamers ao vivo na plataforma de mídia social chinesa Douyin Li Jiaqi, promoveu o clareamento da pele para seus 44,8 milhões de seguidores, enquanto outro streamer popular Luo Wangyu, aconselhou seus 19,4 milhões de seguidores que “para obter uma pele mais branca, você precisa clarear sua pele e se livrar do amarelo.”

    A influenciadora nigeriana Okueye Idris Olanrewaju, conhecida como Bobrisky, promove um estilo de vida aspiracional usando marcas de clareamento de pele baseadas em Lagos para seus 4,5 milhões de seguidores no Instagram e 1 milhão de seguidores no Snapchat.

    Em 2018, a estrela da realidade americana Blac Chyna, que tem mais de 16 milhões de seguidores no Instagram, enfrentou uma reação negativa quando anunciou que estava fazendo parceria com a marca Whitenicious em um creme clareador.

    Embora esse post tenha sido excluído, a celebridade manteve uma parceria com a empresa e a coleção Whitenicious x Blac Chyna continua a vender uma gama de produtos “clareadores”, enquanto a empresa promove o clareamento da pele em sua conta do Instagram.

    Um post do Instagram anunciando um processo de clareamento da pele. A CNN borrou parte desta imagem para proteger a privacidade de partes não relacionadas. / Reprodução / Instagram

    A fundadora da Whitenicious, a cantora Dencia, já defendeu seus produtos, dizendo que eles não contêm ingredientes clareadores prejudiciais como mercúrio, hidroquinona ou esteroides, que são encontrados em muitos outros produtos clareadores.

    Nenhum dos influenciadores ou marcas nomeados retornou aos pedidos de comentários da CNN.

    Um mercado global fácil de configurar e difícil de controlar

    Especialistas alertam que fornecedores menores, em particular, provavelmente terão menos medidas para garantir que os produtos que estão vendendo nas mídias sociais sejam seguros. É simples configurar uma loja no Facebook ou Instagram, postar uma listagem no Marketplace ou simplesmente pedir aos usuários interessados ​​que enviem uma mensagem para transações.

    Muitos produtos anunciados como clareadores da pele contêm mercúrio, hidroquinona ou corticosteroides, que são potencialmente tóxicos e podem afetar a saúde de uma pessoa.

    Uma pesquisa rápida no Facebook, Instagram, TikTok e YouTube mostra uma série de postagens, e às vezes páginas inteiras de negócios, vendendo ou promovendo o uso de produtos que foram sinalizados por pesquisadores do Departamento de Saúde de Minnesota nos EUA ou pelo Zero Mercury Working Grupo como contendo altos níveis de mercúrio.

    O mercúrio pode ter várias consequências negativas para a saúde, incluindo danos neurológicos e cardiovasculares.

    A CNN compartilhou uma amostra dessas postagens com cada plataforma de mídia social.

    O YouTube e o TikTok disseram que não violaram suas diretrizes da comunidade, embora o TikTok os tenha removido quando a CNN fez mais perguntas sobre os regulamentos da agência reguladora Food and Drug Administration (FDA) dos EUA em vigor em torno do mercúrio em cosméticos.

    Um porta-voz do TikTok disse que a empresa continua trabalhando para detectar melhor conteúdo desse tipo, incluindo parcerias com especialistas externos do setor para identificar produtos inseguros, mas outros vídeos com produtos com mercúrio permanecem na plataforma.

    A Meta, empresa controladora do Facebook e do Instagram, não comentou as postagens compartilhadas pela CNN, mas disse que dedica “recursos substanciais” para garantir que itens inseguros ou ilegais não sejam vendidos em suas plataformas.

    Pouca responsabilidade

    Benson, a dermatologista nigeriana, está particularmente preocupada com o número de produtos caseiros que ela vê vendidos nessas plataformas.

    “Os vendedores de produtos para a pele… não precisam de uma loja”, disse ela. Eles também “não precisam de aprovação da FDA ou registro do NAFDAC”, referindo-se à Agência Nacional de Administração e Controle de Alimentos e Medicamentos da Nigéria. “Eles não precisam nem escrever o conteúdo dos cremes no frasco. Eles apenas dizem aos seus seguidores que é uma receita secreta.”

    Benson explica que ela teve pacientes dizendo que estavam usando cremes clareadores “totalmente naturais”, mas têm os “sinais reveladores” de estrias associadas ao uso de esteroides.

    “Alguém foi desonesto”, disse Benson, e sua preocupação é que sejam os vendedores que os comercializam — e eles parecem não prestar contas a ninguém. Quando seus pacientes reclamam, os vendedores os bloqueiam, ela disse. Os esteroides podem causar uma série de efeitos colaterais, incluindo erupções cutâneas e estrias, quando usados ​​por períodos prolongados e sem supervisão médica.

    Outra dermatologista, Adeline Kikam, que mora no Texas, expressou as mesmas preocupações de Benson.

    “Eu vejo isso o tempo todo no meu feed: pessoas realmente criando suas próprias misturas”, disse ela à CNN, reconhecendo que isso é um desafio para monitorar e regular.

    “Quando você tem tantas pequenas empresas fazendo isso em nível global e colocando diretamente em suas mídias sociais, acho que é ainda mais difícil de controlar”, disse ela. “As plataformas realmente precisam aprimorar as alegações enganosas sobre o que alguns desses produtos [podem] fazer com a pele”.

     

    Milhões de interações: a CNN identificou e analisou milhares de postagens de mídia social contendo hashtags relacionadas ao clareamento da pele, como #skinwhitening (clareamento de pele), #skinlightening, #skinwhiteningtreatment (tratamento para clarear a pele) e #whiteningcream (creme clareador).

    Dados do CrowdTangle, ferramenta de insights de propriedade e operada pela Meta, mostram que quase 80 mil postagens foram geradas em páginas do Facebook e grupos públicos entre 31 de maio de 2021 e 31 de maio de 2022, recebendo mais de dois milhões de interações sociais (comentários, compartilhamentos e reações ). No Instagram, pelo menos 20.900 postagens discutiram o uso de produtos para clareamento da pele no mesmo período, recebendo quase 6,5 milhões de interações.

    Dado o alcance do Meta e o fato de que o CrowdTangle rastreia apenas o conteúdo público – as descobertas não mostram postagens de grupos fechados ou perfis pessoais – esses números provavelmente refletem apenas uma parte de um público muito maior.

    Christine Wanjiku Mwangi, do Quênia, que vende produtos clareadores sob as contas Shix Beauty no YouTube e Shixglow Skincare no Instagram, originalmente comprou produtos de beleza para acne pelo Facebook, que também tiveram o efeito de clarear o tom da pele.

    Feliz com os resultados, ela começou sua própria marca de cuidados com a pele e as plataformas de mídia social foram cruciais para seu próprio negócio. “Noventa por cento dos meus clientes me encontram no YouTube ou no Instagram, mas principalmente no Instagram”, disse ela, acrescentando que planeja ampliar para o TikTok também.

    Ela disse à CNN que acredita que seus produtos são seguros e eficazes e diz que tem problemas com vendedores online que “não são legítimos”, que se aproveitam de seus clientes. “Aqueles que enganam as pessoas postando fotos falsas de antes e depois, avaliações falsas etc. e pegam o dinheiro das pessoas e vendem produtos que não funcionam”, explicou ela.

    Mwangi disse que usa ingredientes como alfa arbutina, glutationa, ácido kójico e niacinamida em seus produtos para clarear a pele do rosto, lábios e corpo, e fornece listas de ingredientes e instruções para uso em seu site, bem como uma página de perguntas frequentes e informações de contato para quaisquer dúvidas.

    Ela não respondeu à CNN quando perguntada se seus produtos são certificados pelo Kenya Bureau of Standards, nem forneceu informações detalhadas sobre como seus ingredientes são testados, mas disse que usa agências de garantia de qualidade de terceiros.

    A CNN entrou em contato com vários fornecedores em plataformas de mídia social para obter informações sobre seus mercados, mas apenas Mwangi forneceu comentários.

    ‘Falhas repetidas na aplicação’

    Katie Paul, diretora do Tech Transparency Project, que rastreou como o conteúdo nocivo circulou entre os jovens nas plataformas de mídia social, acredita que muitas das principais empresas de tecnologia não estão aplicando adequadamente as políticas que têm em vigor.

    Por exemplo, quando se trata de publicidade paga, Meta e TikTok possuem regras adicionais. Um porta-voz do TikTok explicou que os anúncios de produtos de clareamento da pele não são permitidos no TikTok nos EUA ou no Reino Unido, embora sejam permitidos tratamentos para manchas escuras desbotadas.

    As políticas de anúncios do Facebook proíbem explicitamente o conteúdo que “implica ou tenta gerar autopercepção negativa para promover dieta, perda de peso ou outros produtos relacionados à saúde“.

    E embora suas políticas não mencionem produtos clareadores, ela limita os anúncios de suplementos e procedimentos cosméticos a pessoas com 18 anos ou mais.

    Como teste, o Tech Transparency Project enviou um anúncio no Facebook que visava violar intencionalmente as políticas do Meta, agendando-o para um momento futuro para que pudessem cancelá-lo antes de ser veiculado a qualquer usuário.

    O anúncio do fictício “Max White Lightening Gel” — voltado para meninas de 13 a 17 anos — mostrava uma mulher de pele mais escura aplicando um creme com o slogan “Desbloqueie sua beleza potencial!” O anúncio de Paul foi aprovado em menos de uma hora.

    Um anúncio de teste do Tech Transparency Project que visava violar intencionalmente as políticas da Meta foi aprovado pelo Facebook. / Projeto de Transparência Técnica

    “Estamos vendo repetidas falhas na fiscalização, e particularmente em áreas lucrativas, como a aprovação de anúncios prejudiciais ou a continuação da venda de conteúdo questionável ou prejudicial nas lojas do Facebook”, disse ela.

    A Meta não respondeu quando a CNN pediu para comentar se o anúncio infringiu as regras.

    Especialistas deixaram claro que a aplicação de políticas é extremamente necessária, bem como proteções mais eficazes para usuários jovens, supervisão cuidadosa das listagens de produtos e mais transparência sobre como o conteúdo gerado e pago pelo usuário é moderado.

    Eles também acreditam que é preciso haver mais responsabilidade quando os produtos vendidos nessas plataformas resultam em danos ao consumidor.

    As empresas de tecnologia sustentaram amplamente que não são responsáveis ​​pelos produtos vendidos por meio de suas plataformas, mas legisladores na Europa e nos EUA estão procurando fornecer mais proteção e recursos legais aos consumidores.

    No início deste ano, a União Europeia concordou com os regulamentos da Lei de Serviços Digitais e da Lei de Mercados Digitais, que introduzem uma estrutura para regular as empresas de tecnologia que operam na Europa. As novas regras entrarão em vigor em 2024.

    Em março, o Tribunal de Apelações da Califórnia decidiu que a Amazon deve alertar os consumidores da Califórnia sobre produtos em seu site que contenham toxinas nocivas, como mercúrio — a primeira decisão desse tipo.

    Tanto legisladores democratas quanto republicanos nos EUA procuraram alterar a Seção 230 da Lei de Decência das Comunicações, que protege amplamente as plataformas de tecnologia de ações judiciais sobre o conteúdo do usuário. Isso teria implicações significativas se atualizado.

    O Google também anunciou que restringirá anúncios de produtos para clarear a pele “que impliquem a superioridade de um tom de pele sobre outro” a partir de junho. A pesquisadora de Harvard, Raffoul, disse que sua equipe no Striped iniciará um estudo durante o verão para explorar se o Google implementa efetivamente essa política.

    Quanto às empresas de mídia social, elas fizeram esforços no passado para regular o conteúdo considerado prejudicial aos usuários, incluindo discurso de ódio, nudez e distúrbios alimentares.

    Raffoul agora espera que eles sejam responsabilizados pela grande quantidade de conteúdo não regulamentado sobre clareamento da pele, além de anúncios pagos.

    “Só porque o conteúdo é gerado pelo usuário, isso não significa que a responsabilidade de regular seu conteúdo deve ser dos próprios usuários.”

     

     

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

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